sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

NAQUELE TEMPO "A AÇOTEIA"

(bibliooteca)

Título do Artigo Publicado no Jornal "A Açoteia" Nº 3 - Ano I - Maio 1962:

NÓS OS MAIS NOVOS

PORQUE ESTUDO
Eu estudo para um dia ser alguém, para um dia quando precisar de ler um jornal, uma revista, um romance, não necessitar de mendigar a quem mo leia.

As minhas ambições não vão demasiado longe; gostava de ser professora do Ensino Primário.

Estudo para o conseguir mas, sobretudo para compensar os meus pais do sacrifício que fizeram para me pôr a estudar - e bem grandes eles foram - para lhes dar uma grande alegria com as minhas médias que vão sendo regulares.

Quero também trazer contentes os meus professores que tanto se sacrificam e por todas as minhas colegas, o que nós, infelizmente não sabemos ou não queremos tantas vezes compreender.

É tão triste não compreender, não saber o que passa para além, para muito longe do lugar onde nos encontramos!...

Pobres daqueles que não tiveram quem os mandasse ensinar... Todas as pessoas instruídas os devem ajudar na medida das suas possibilidades como quem ajuda um cego a caminhar.

Nídia Maria Manjua Brás (Ciclo Preparatório-12 anos-1º Ano-7ª Turma)

---------------------


Uma pesquisa do Rogério Coelho

1 comentário:

Anónimo disse...

Os meus parabens à Nídia Manjua pela sua forma de pensar. Nós, dos anos 50, também pensávamos assim.

A razão da minha satisfação é que nem toda a gente pensa assim. Mas a NÍDIA, pensa.

Muito bem.

João Brito Sousa