segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

POETISA E COSTELETA

(a dar autógrafos)

MARIA JOSÉ FRAQUEZA.

Sobre o livro "Pragas Algarvias".


DINA LAPA de CAMPOS afirmou ser um "testemunho à riqueza linguística, típica de uma região em que a mulher algarvia "marafada" extravasa de forma espontânea e bem humorada as vicissitudes do seu dia-a-dia: as disputas de vizinhança, situações caricatas personificadas elas próprias por figuras-tipo que denunciam um estilo muito próprio, muito característico de quem lida com a vida de uma forma aberta e autêntica. Perspicaz e inteligente, a crítica social deixa transparecer uma sociedade, à época, carregada de preconceitos mas capaz de pôr em causa as diferenças e desigualdades".

JOAQUIM TEIXEIRA fez questão de falar da autora, detentora de um "talento e uma determinação enormes". Premiada a nível nacional e internacional, conta no seu vasto curriculum com mais de 700 prêmios literários. Foi professora do Ensino Secundário, é na escrita - poesia, contos, peças de teatro, artigos e crônicas que escreve para os jornais e programa de rádio, que desenvolve a sua atividade literária. Mentora de concursos literários,júri de concursos, membro da Sociedade Portuguesa de Autores, dinamizadora das tradições locais.

A Arqª CLARINDA MOUTNHO da Delegação Regional da Cultura do Algarve considerou o livro "Pragas Algarvias" como um contributo de grande valor para a identidade algarvia e a capacidade de o transmitir aos mais novos através do livro, que inclui ainda ilustrações feitas por alunos seus. E uma combinação perfeita entre as tradições mais antigas e a presença de uma geração mais jovem. Agradeceu e felicitou o Elos Clube de Faro por mais uma edição e manifestou a disponibilidade da Delegação Regional da Cultura do Algarve em apoiar iniciativas como esta.

JOSÉ LUIS CAMPO, vice-presidente Continental para a Europa do Elos Internacional saudou o Elos Clube de Faro e a autora por mais esta iniciativa considerando-a um verdadeiro elo da língua e da cultura portuguesa. Num poema de sua autoria, brindou a Maria José Fraqueza enaltecendo as suas múltiplas facetas, a amizade e admiração.

E foi com o Grupo de Cantares da Man'Anica da Fuzeta, composto por Vera Lúcia, Maria Benta e Teresa Pacheco que os presentes foram brindados com a recriação das "Pragas" num ambiente genuíno, embalado por uma linguagem popular e hilariante. A estas três grandes senhoras de enorme talento o Elos Clube de Faro agradece reconhecidamente e formula o desejo de poder voltar a ouvir nesta ou noutra encenação num futuro que se deseja muito próximo.

Texto retirado da net por

João Brito Sousa

Sem comentários: