terça-feira, 29 de janeiro de 2008

RETALHOS DE PENSAMENTO


INJUSTIÇAS SOCIAIS; A GUERRA
Por DIOGO COSTA SOUSA

A VISÃO DE UM COSTELETA


Este assunto “A GUERRA” do Joaquim Furtado, interessa-me e parece-me que está bem feito, factual, verdadeiro mas como qualquer obra, sujeita a diferentes interpretações…..mas neste primeiro episódio, devido à selvajaria, à desumanidade envolvida, faz arrepiar até um santo….e eu de santo não tenho nada. O que fez foi enraivecer-me….o esquartejar de uma criança de berço, o esventrar uma mulher grávida, o cortar os genitais de um homens meter-lhos na boca, não tem nada de Guerra justa ou justificação possível. E o pior e’ que depois da nossa largada, pós 25 de abril, a mesma desumanidade continuou entre aqueles que antes a haviam praticado contra

O branco colonialista ou ocupante….eu aqui tenho dificuldade em definir o termo exacto; outros não o terão….,eu fui educado com a definição de que PORTUGAL era uno e indivisível do MINHO a TIMOR

Ideologia? talvez, mas eu acreditei nela, fui embebido nela, tanto em casa como na escola; E’ discutível? Claro que e’……mas não o são quase todas as causas?...E os outros que tais?.....isso teria que ser tratado como qualquer outro caso de burla ou vigarice ;pelos tribunais….CLARO que não os havia e céleres para tratar de todos os casos….ainda hoje não há!!!! Toda a tirania me fere, venha ela de branco, preto ou amarela…..Será que sou um cavaleiro de triste figura, lutando com imaginários moinhos de vento….talvez. Mas sei que tenho razão e não é. por outros me dizerem que não que deixo de a ter…pela mesma razão que uma mentira acreditada por um milhão não deixa ser uma mentira!

É o que sinto em relação a este assunto

Não me sinto nem de direita ,nem de esquerda nem do centro….sinto-me consciente do mundo e da civilização que me rodeia. POSSO fazer algo?...claro que sim, como os outros podem se quiserem

DENUNCIAR e gritar que o mundo poderia ser melhor assim todos ou a maioria o queira

É assim, como eu vejo o mundo, com ideias que nos tempos que correm ate são consideradas pelos novos intelectuais de pacotilha como ultrapassadas e ate erradas.

Não estou de acordo nem um pouquinho com o que agora se decidiu chamar de “politicamente correcto”….ora este termo ou este estado de coisas a meu ver, veio acabar com a verdade….sim porque a verdade pode ofender e como tal politicamente incorrecta não se diz….deixa-se lavrar a mentira que dita muitas vezes ocupa o lugar da verdade e…passa a verdade corrente como de facto se passasse!....comigo não, uma mentira, repito é uma mentira ainda que acreditada por I bilião

O que escrevo ,escrevo como homem livre de pensamento, diria mais, de pensamento aberto…não é segredo o que penso, não me sinto retrógrado. tão pouco me sinto avançado. Sinto-me isso sim, repito, consciente e isso para mim é que conta.

Sempre aberto ao confronto de ideias……mas não as quero fixas, quero-as discutíveis e fico satisfeito quando alguém me prova que estou errado….nesse dia o meu espirito cresceu.

Recolha de

joão Brito Sousa

4 comentários:

Anónimo disse...

Não é propriamente um artigo que foque o passado ou o presente relacionado com a escola e a família "COSTELETA". Mas, é bom ler o que vai na alma de um "BOM COSTELETA". Gostei

Anónimo disse...

Ao Costeleta anterior.

Viva.
Concordo que o artigo não está directamente relacionado com a Escola.

Mas é uma opinião de alguém que a frequentou.

Entendemos que este espaço, não deverá servir, exclusivamente, para relatar factos onde seja bem visível a nosssa ainda grande afeição pela instuição de ensino que nos moldou o carácter, a nossa Escola.

Neste espaço, pretendemos mostrar também, o trabalho da Escola, traduzido no HOMEM que preparou para a vida.

Esse HOMEM é o COSTELETA.

E esse COSTELETA, de corpo inteiro,que queremos mostrar aqui.

Com ideias sobre o mundo actual.

Foi o que se pretendeu fazer ao publicar este texto.

E gostei que tivesses gostado.

ALA BI.. ALA BÁ.. BUM.. BÁ...ESCOLA, ESCOLA, ESCOLA.

Costeleta sempre.

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Tal como gostei do artigo, também, gostei da resposta. "Ser costeleta é um estado de espírito". Dizem que o espirito é a alma, o artigo foi escrito com alma. Estive em África, durante a chamada guerra colonial.Fui obrigado; passei lá alguns momentos difíceis. Também sou um homem livre de pensamento aberto...
Gostei da resposta.

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Eis mais um texto de qualidade, saído da mente e do punho de um ex-costeleta.Sinceramente gostei.
Ao ler este trabalho,e outros aqui já publicados por ex-alunos da nossa Escola apetece-me dizer:
A MALTA DA ESCOLA É QUE FOI e não apenas . "A MALTA DO LICEU É QUE ERA".

Cumps.
AGabadinho