sábado, 2 de fevereiro de 2008

A DISCORDANCA DO JORGE TAVARES

(respeito...)

Diz o Jorge TAVARES,

"A PROPÓSITO DO TEXTO SOBRE O PROFESSOR Uva, fiquei incomodado com algumas imprecisões, devidas talvez à sua antiguidade.

Foi meu professor, e hoje classifica-lo-ia, como muito avançado para a sua época.

Nunca o vi agredir algum colega e eu próprio, que não era "flor que se cheire" somente apanhei raspanetes e uma expulsão. Digamos que a sua sabedoria, passava por um sentido de humor, invulgar, e por uma forma de ensino impar.

Com ele aprendi a servir-me das instituições bancárias (depósitos, reformas de letras, etc), porque todos nós tratavamos dos seus assuntos nos bancos.

Com ele aprendi a consultar códigos, interpretar as leis, mas nunca nos transformou em papagaios, como era apanágio do ensino na altura.

Com ele aprendi e diferenciar o professor com sentido prático da vida, daquele que transformava o ensino em mera teoria.

Obrigado Professor J. Uva.Jorge Tavares1950 a 1956 "

O MEU COMENTÁRIO

Foi Albert Camus que disse: “Não quero ser um génio... já tenho problemas suficientes ao tentar ser um homem”

Ora aí está. Fui eu que estruturei esse texto que o Jorge fala e será lógico que seja eu a esclarecer o que aí escrevi..

Assim,

1- O Jorge classifica o Dr.UVA como um professor muito avançado para a sua época. Trata-se de um ponto de vista pessoal, respeitável. Nada a opor.

2- Forma de ensino ímpar, diz o Jorge.. Pode ser discutível mas a opinião do Jorge não me agride.
Quanto à palavra agressão que o Jorge cita, certamente que o texto não quis dizer isso, quando nos referimos à utilização do ponteiro na sala de aula, com o instrumento auxiliar..

Quem me contou a história não é mentiroso, pelo que eu aceito a utilização do ponteiro como um método de ensino, que teve a sua época, com forma de ensino coactivo. Quem disse o que disse, acerca do uso do ponteiro, quereria criticar o método de ensino e nunca o nosso Dr UVA..

Era esta explicação que queria dar ao JORGE TAVARES e felicitá-lo por não se ter calado perante tal assunto.

A NOSSA POSTURA É DE HONRA; Não há aqui segundas nem terceiras intenções..

Um abraço para todos e um BOM CARNAVAL, são os votos do

JOÃO BRITO SOUSA

Sem comentários: