quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

OS MELHORES COSTELETAS NO ANDEBOL

(jogo de andebol)


IREI RECORDAR


alguns bons jogadores de andebol que praticaram essa modalidade na Escola, sob a batuta desse Grande MESTRE que foi o Prof. Américo.

Foi ele que nos preparou para a vida através do desporto.

É um lugar comum dizer-se que a Escola nos prepara para a vida. Mas acho que é verdade. A escola tenta ensinar-nos e nós tentamos aprender o melhor possível, transportando depois esse conhecimento adquirido para a vida fora da Escola.

Onde é a doer mas onde os alunos da Escola deram sempre boa conta do recado, mesmo o Machado que chegava sempre atrasado ao Banco.. Chefe, o barco balouçava muito, faz lá ideia...ouvi o Barradas contar isto na rua Bernardo Francisco da Costa em Almada, às cinco da tarde de um dia qualquer.

O andebol é um jogo onde a bola é jogada com as mãos e pretende-se introduzi-la numa baliza com rede, guardada pelo adversário, que para evitar isso, coloca lá um jogador, a que se dá o nome de guarda redes

O jogo é praticado por sete jogadores, seja, um guarda redes e seis jogadores de campo.

Falemos hoje dos jogadores de campo, já que para os guarda redes, está guardada outra crónica.

Vou indicar os seis melhores que vi jogar e que em minha opinião formavam uma equipa de campeões. Ei-los,,


CARONHO, dizia-se lá na Escola que era o melhor de todos.

CASACA, dizia-se lá na Escola que era um jogador fabuloso.

ZÉ GONÇALVES, simplesmente espectacular

ANTÓNO BARÃO, era grande quando queria; querendo era um espectáculo

GUERREIRO, um remate terrível

BARRACOSA, idem

JESUÍNO, idem

FIGUEIREDO, idem

AMARANTE, um grande defesa

JOAQUIM PADEIRO, idem


Temos dez jogadores seleccionáveis para seis lugares. A minha selecção era:

Defesas ANTÓNO BARÃO, CARONHO, e AMARANTE

Avançados ZÉ GONÇALVES, CASACA e JESUÍNO


Esta equipa era imbatível. O melhor jogador em qualquer modalidade desportiva era o ZÉ GONÇALVES.


VAMOS DISCUTIR ESTE ASSUNTO?

COMENTÁRIOS, esperam-se...

Fico a aguardar...


João Brito SOUSA

4 comentários:

Anónimo disse...

Na tua equipa não sei quem colocava a suplente, mas sei que colocaria como efectivo o Figueiredo Jorge que, com o seu remate canhão me dobrou algumas vezes os dedos das mãos. E depois no Benfica fez também carreira por algum tempo. Mas aí já eu usava luvas...

João Bica

Anónimo disse...

Bom dia.

OK João, debati-me com esse dilema, mas o Jesuíno também tinha uma boa brasa. E como o Zé Gonçalves e o Casaca são intocáveis...logo.

Eu também concordo que o Figueiredo deveria de ali estar. Mas é uma opção minha...

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Quando voltar para casa, vou procurar contar-te uma história a prepósito do andebol e tentar enviar-te algumas fotos desse tempo. Eu fui guarda redes de andebol do 2º 4ª da industria (Os Ferrugentos) que disputou uma finalissíma salvo erro com 2º 4º tambem do comércio (Os Gosistas). Falaste do Barão e do Caronho que eram da minha turma, mas não falaste por exemplo de um Judice, que tinha uma pedrada queera um caso sérioe dos irmãos Zambujal que faziam parte da mesma equipa do comércio. O Zé Palminha nessa altura era o guarda-redes que representava a escola.
Falas em andebol de sete que era o que se praticava na Escola, mas tambem existe a modalidade de andebol de onze.
Eu, quando no inicio da minha carreira, fui para Alverca para as OGMA, representei ainda durante algum tempo a equipa de Alverca como guarda redes de andebol de sete e de onze, muito embora não fosse nenhuma sumidade.
De Alverca, há muita coisa para contar, porque muitos dos alunos da Escola, passaram por lá, as OGMA era uma outra escola de continuação.
No futebol tambem houve em Alverca bons valores, da Escola estou a lembrar-me por exemplo do João Malaia, que fui guarda-redes, do António Barão que tambem representou aquela equipa.

Um abraço e até breve

Victor Venâncio Jesus

Anónimo disse...

Aló VICTOR,

ok, fico à espera das histórias e das fotos.

Mas repara, eu não conheci a malta toda. Não te sabia guarda ees do
2º 4ª nem dessa final, nem do Júdice nem de outras coisas que aqui contas.

Seria iteressante ter aqui umas histórias de Alverca, sim. Manda isso, ok.

Andebol de onze!.. Não dei por isso

Vamos apurar a melhor equipa de andebol desete, ok

JBS