sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

RECORDANDO O "A AÇOTEIA"


NÓS, as raparigas

Título: Escrevo para vocês,,,

Colegas! É para vós que escrevo estas poucas linhas; porém, sinto-me sèriamente atrapalhada. O que vou eu escrever que vos seja estranho? Nada! E, principalmente, a vocês raparigas que, como eu, temos problemas tão comuns?! Queria falar-vos dum problema familiar. Ao mesmo tempo receio pegar na caneta. Eis que uma amiga vem para mim com um ar amargurado, vestígios de lágrimas ainda. Senta-se a meu lado e diz-me: «... Gostava tanto de ter uma mãe diferente que fosse para mim uma irmã mais velha, que compreendesse os meus problemas...»

Apenas disse como resposta: «gostavas? e que fazes para que ela seja diferente...» e um «NADA» gelado sai dos seus lábios trémulos. Nada! Sim! que fazemos nós para que isso aconteça?

A nossa mãe, à primeira confidência que lhe façamos, será para nós um mundo novo, raparigas! Assim o espero e o desejo,... principalmente! Então, com a minha colega, combinei: vamos mudar o ambiente de nossas casas. E, para vós, vai a mesma proposta.

«Vamos!» Responderão algumas, E que faremos para dar realidade a este desejo? Apenas isto: não mais veremos nas nossas mães umas pessoas severas, com ideias antiquadas, sem carinhos.

Combinado? Não mais ficaremos caladas, acabrunhadas, com medo de falar.

Serão elas, no futuro, as nossas confidentes, a irmã mais velha, a amiga.

Assim reinaria a compreensão em todos os lares e isso «Depende de nós!»...


Maria Joana M. Pitti

(IN A AÇOTEIA - Ano I - Nº 4 - Fevereiro de 1963)


Uma recolha de Rogério Coelho

NOTA: Em todos os Artigos recolhidos, respeitamos os "Direitos de Autor" e, transcrevemos na íntegra, como foram publicados no "A Açoteia"

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui quero deixar um voto de confiança numa boa relação entre filhas e mães.

Além de ser bonito, torna mais saudável e harmoniosa a vida.

Estou do lado de todas as Maria Joanas deste País e torço por elas.

E parabéns ao mano ROGER pela publicação do texto.

Cumprimentos do
JOÃO BRITO SOUSA