sábado, 8 de março de 2008

CORREIO DO COSTELETA ( I )

( o Zeca foi nosso professor e o cravo é o nosso entendimento)
MEU CARO JORGE TAVARES.
Viva

Tomei agora conhecimento do teu mail que considero de uma enorme dignidade. Por uma questão muito simples: não gostaste e disseste de tua justiça. E a uma atitude destas, chama-se atitude de honra. E a honra é dos mais altos valores que se podem atribuir `a conduta humana.

Quem a utiliza distingue-se dos outros.

Acredita que gostei do mail.

Porquê?

Porque eu teria a mesma atitude que tu tiveste nas mesmas circunstâncias.

O email recebido do Jorge Tavares é este:

1 - O blogue dos costeletas, que em boa hora, o João B. de Sousa construiu e lidera com vontade e carinho, pelas suas características requer algum cuidado nos temas a inserir.

2 - Grande maioria dos nossos actos têm uma componente política muito forte, logo as nossas palavras e a nossa escrita, estarão sempre influenciados, por esse acto de civilidade.

3 - A nossa jovem democracia ( trinta anos é muito pouco ) ainda está numa fase de aprendizagem, o que naturalmente provoca situações complicadas de convivência, na sua grande maioria, por falta de tolerância.

4 - Estes parágrafos iniciais, pretendem introduzir uma sugestão a todos os costeletas, bifes ou outros participantes no blogue, que evitem temas muito pesados da nossa política, para evitar roturas (invisíveis), mas que afectem a bonita continuidade deste “nosso” blogue.

5 - O tema “Professores” inserido há dias no blogue, pode ser um exemplo do que não deve ser.

6 - Perdoem-me os autores dos textos...mas este é o meu sentir, e não estaria bem comigo, se não o partilhasse com todos.

E O MEU COMENTÁRIO É:

1 - O blogue dos costeletas não foi construído por mim, João B. de Sousa, mas sim pelo Rogério Coelho. A liderança não é minha. As decisões são minhas e do Rogério, em princípio. É verdade que às vezes decido só mas não quer isso dizer que seja líder. Às vezes há dificuldades de comunicação com o Rogério e custa dinheiro.

Com vontade e carinho, aceito.

O blogue, pelas suas características requer algum cuidado nos temas a inserir, aceito

E a provar que eu aceito, está no comentário que coloquei ao post dos professores em 4 de Março às 22 horas e cinco minutos que diz o seguinte:

ROGER,

OK, tudo bem.

Lancei esta coisa em termos um pouco provocatórios, a ver se a malta aderia com comentários e debates .. mas nem mesmo assim.

Aló Pudin Paixão, Norberto Cunha, Romaldo Cavaco.... como é.jbs

4 de Março de 2008 22:05

Portanto reconheço o texto um bocado provocador para receber comentários duros ou não, como só tu, Jorge Tavares, tiveste coragem para fazer.. Por isso não só esperava o teu comentário, como o desejava mesmo....

Não te esqueças que muitas vezes estou sozinho... e tenho que decidir.

2 – DIZES: “Grande maioria dos nossos actos têm uma componente política muito forte, logo as nossas palavras e a nossa escrita, estarão sempre influenciados, por esse acto de civilidade.”

COMENTÁRIO: É verdade que existe essa componente política em geral, ma s eu não a exerço aqui no blogue.

3 – DIZES: “A nossa jovem democracia ( trinta anos é muito pouco ) ainda está numa fase de aprendizagem, o que naturalmente provoca situações complicadas de convivência, na sua grande maioria, por falta de tolerância.”

COMENTÁRIO: Não procuro situações complicadas de convivência e considero-me tolerante.

4 – DIZES: “Estes parágrafos iniciais, pretendem introduzir uma sugestão a todos os costeletas, bifes ou outros participantes no blogue, que evitem temas muito pesados da nossa política, para evitar roturas (invisíveis), mas que afectem a bonita continuidade deste “nosso” blogue.

COMENTÁRIO: Por mim não vão acontecer roturas.

5 – DIZES: “ O tema “Professores” inserido há dias no blogue, pode ser um exemplo do que não deve ser. “

COMENTÁRIO: O responsável pela publicação do texto é o João B. Sousa.
Não me arrependo nada de o ter publicado porque teríamos aqui, nós costeletas, um espaço para debate de um tema que interessa a todos.

Aliás, devo salientar que o António Gabadinho, a quem tenho pedido um help me questionou sobre o mesmo texto.

Disse-lhe que pretendia que o texto servisse para um debate entre nós.

E o Gabadinho aceitou.

6 – DIZES: “Perdoem-me os autores dos textos...mas este é o meu sentir, e não estaria bem comigo, se não o partilhasse com todos.”

COMENTÁRIO: Eu chamo a isto participar. E a participação é bem vinda. Sempre.

É tudo.

Aceita um abraço do
João brito Sousa

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Caro Jorge Tavares:
O João Brito de Sousa tem toda a razão. O Blogue "oscosteletas" foi de facto criado por mim em 26 de Maio de 2007.
Foi com a ajuda do João, que é um "profissional" nesta matéria, que lançámos, a título experimental, com o acordo da Direcção (Acta 97), o nosso Blogue no dia 26 de Dezembro de 2007. Em reunião de Direcção (Acta nº 98), deixou a fase experimental, tendo a direcção nomeado o Secretário Rogério Coelho fazendo um convite ao associado nº 169 - João Brito de Sousa para administrarem com responsabilidade o Bogue.
Quando o Jorge Tavares escreve: "o tema professores inserido hà dias no blogue, pode ser um exemplo", pode de facto ser um "exemplo" para se falar e escrever sobre este tema, porque,muitos Costeletas foram e são professores. O Blogue foi lançado, por proposta minha,para se escrever e colocar fotos sobre o "Universo Costeleta".
Impunha-se que eu fizesse este comentário.
Um abraço
Rogério Coelho

avlis disse...

Ao Jorge Tavares, com a vénia de quem não consegue lembrar-se se ele foi colega cotemporâneo, ou não.

Sou leitor assíduo do nosso Blog. Por dever de 'costeleta', por disponibilidade de tempo e, primordialmente, porque sinto e entendo que, no reviver da nossa juventude se prolonga a alegria de continuar vivendo!

Defendo este espaço como aquele que é nosso, indistintamente predestinado à evocação de factos da vida 'costeleta' ou ao debate de ideias.


Saídos dos bancos da nossa Escola, a vida completou a nossa formação e, hoje, somos donos do nosso pensamento, capazes de gerar opiniões sobre os mais diversos comportamentos da sociedade onde vivemos. Assim sendo, pergunto: porque não partilhar com os nossos amigos, abertamente, essas opiniões?! Eivadas de forte componente política?! Mas, naturalmente! O acto de viver é, em si mesmo, um acto político! Náo é pois possível abstermo-nos de comentar o que quer que seja com total isenção. Mas não vejo nisso mal algum! Somos todos já muito crescidos para compreender que o debate de ideias trará sempe, inevitavelmente, choques de considerandos de componentes contrárias. É o choque que fará sempre mover os Homens e o mundo!

Não creio que virão a surgir, por aqui, crispações ou azedumes, por se assumirem publicamente ideias contraditórias. Trinta anos de convivência democrática serão poucos.Talvez! Mas, sessenta anos de civilidade darão o traquejo suficiente para que ninguém deixe descambar um debate de ideias em conflitos de relaciomento pessoal.

Um abraço ao amigo Tavares.

arnaldo silva
felizmente reformado