sábado, 1 de março de 2008

CORREIO DO COSTELETA


(malta do LICEU de FARO. Foto cedida pelo Jaime Reis)
DO JAIME CABRITA REIS

1 - Meu Caro

João Brito de Sousa

Almocei ontem com um grupo de antigos bifes (moços e moças).

Deste grupo fazia, parte a comissão organizadora do próximo almoço dos antigos alunos do Liceu Nacional de Faro.

Informei aquela comissão do simpático convite que me havia sido dirigido.

Na sequência de proposta minha, que foi aprovada, fui mandatado para te endereçar convite para estares presente no nosso almoço que ocorrerá em Lisboa,
no próximo dia 4 de Outubro em local ainda por designar.

Com muito prazer, teremos entre nós um costeleta, que connosco simbolizará toda uma geração, que viveu, conviveu, e se preparou para a vida em
simultâneo na mesma cidade.

Um forte abraço.

Jaime Cabrita Reis


OBRIGADO Ó MALTA DO LICEU.


Recebi do JAIME REIS o convite
Para estar no almoço da malta do Liceu
O bife é bom para travar o apetite
Por isso o Jaime me convenceu.

E indo, poderei rever grandes amigos
Dos muitos que no meu tempo conheci
Principalmente daqueles mais antigos
Que foi malta que eu nunca mais vi...


Sou do tempo do Falcão e do Tabeta
E do Negrão Belo o primeiro a chegar à meta
Nas corridas que se faziam naquele tempo.

E o velho Liceu na hora da despedida
Tem mais encanto que o encanto da vida
Ai saudades...mas saudades leva-as o vento.

João Brito Sousa



2 - Caríssimo

Começo por te agradecer, os versos amáveis que me dedicas.


Obrigado João.

Permitindo-me abusar da benevolência da família costeleta, e principalmente dos responsáveis do blog, atrevo-me a

juntar em mail separado uma foto que recentemente me chegou às mãos e que mostra muita da bifalhada do nosso tempo.

Também lá estou. Do lado direito debaixo de uma bandeira escura, à direita do Miguel Ângelo que está de óculos.

O Jorge Tavares acertou, quando, ao tentar identificar-me, diz encontrar-me algumas vezes no restaurante onde por hábito vai almoçar.

Um abraço para ti João e também para o Jorge Tavares

Jaime Cabrita Reis

Em representação do blog
http://oscosteletas.blogspot.com/

abração do
João Brito Sousa e Rogério Coelho

3- POEMA DE JAIME CABRITA REIS

A saudade, a saudade….

Alegres muito contentes,
Na idade de todos os sonhos,
Novos, adolescentes,
Lá está ela. A malta do meu tempo.
Que bom revê-los, que bom que é,
Evoco-os com sentimento,
Olha? Lá está o Pité,
Que Deus levou na guerra,
Na Guiné.
Vejo o Almodôvar, da serra,
O Aleluia, se não me engano.,
Também. Era o mais novo,
Desculpa mano …
Aquele era o meu povo
E aquela? Quem é aquela menina?
Não sei, a mente já não atina …
Está ali o mundo inteiro.
O Nascimento, o Guerreiro
E mais abaixo o Campina
O Mário Hélder o Palaré
O Ascenso o reitor.
Vê-lo? Um pavor.
E aquele? Não sei quem é.
Ah, Já me lembro! Era o Brito,
Do Bom João
Já estava a ficar aflito.
O Miguel Ângelo, ali está
Tanta malta,
Ena pá…
Vejo o Roque e o Sequeira,
O Euler o Herculano
O Salvador e o Luciano.
E as miúdas? …
Que o reitor não deixava olhar.
Já eram graúdas,
E nós só as víamos passar,
Eu também lá estou.
Mas hoje emocionado…
De tudo o que ficou
De todo aquele passado
Resta-me,
A saudade, a saudade…

Jaime Cabrita Reis

Publicação de

João Brito Sousa

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Bom dia João (Ermão)
Li com atenção e gostei sobre o Jaime Cabrira Reis, pessoa que, pessoalmente não conheço.Quando se fala de "Bifes" e "Costeletas" e vice versa, acho que não é no sentido de "mal dizer". Nunca me dei mal com os meus amigos "Bifes". O que havia era uma grande rivalidade sobre o desporto e sobre a malta do liceu que aparecia junto da nossa escola para namorar as nossas moças giras, principalmente na altura em que o reitor do Liceu proibia os namoricos e acompanhamentos.
Se aceitares o convite para o almoço dos alunos do liceu, arranja uma fotografia do evento, em que tu apareças, para publicar no nosso BLOGUE.
Bom fim de semana
Roger

Anónimo disse...

ALÓ MANO,

Obrigado pelas tuas palavras de solidariedade. Senti isso.

È importante verificar a forma como temos vindo a cimentar uma amizade recém nascida.

Eu já tinha decidido ir, mas o mais bonito era irmos os dois.

O que é que achas?

Vou tratar disso, ok

abração,

João Brito Sousa