quinta-feira, 6 de março de 2008

CRÓNICA DA CORTELHA

(desenho do bife Zé MARIA LIVEIRA)
Dr. TAVARES DE MATOS
-Sub-Director

Começo esta crónica pelo fim:
“QUEM MANDA NA AULA É O PROFESSOR!”

Foi assim que eu consegui a nota de 10 valoes a Cienc.Fisico-Quimicas, na Sec.Prep.de Comercio em 1957/58:

Éramos alunos do Dr.Tavares de Matos a Ciências e Matemática.

Como na Secção tínhamos poucas aulas consegui um part-time num escritório em Faro. Esta segunda ocupação tirou-me algum tempo para estudar, o que o Professor se apercebera.

No exame final, como eu era melhor aluno a Matemática preparei-me mais a Física, o que agradou ao Professor tendo reconhecido isso na oral dizendo-me, na presença do Júri:

Como eras melhor ma Matemática e fizeste uma boa prova de Física tens agora a tua oportunidade...

Só que, ... a Matemática, preparei-me mal e tive a “amnésia” ... não respondi a nada...

O Dr. Tavares de Matos agitava-se na cadeira, ladeado pelo Eng. Pinto da Silva (da Indal) e do Eng. Coroa.

Para ver se me ajudava, disse-me:

Bem, ... diz-me lá o que queres que eu te pergunte.

Eu, mostrando tamanha ignorãncia sobre assuntos dezenas de vezes debatidos, respondi:

Sr. Dr. Pergunte-me o “Teorema de Tales”- ... afinal sabia para 4 ou 5.

No final da oral vim para o átrio da Escola a aguardar o resultado, quando o Aurélio Madeira veio ao meu encontro e disse-me: - O Tavares de Matos (para não te chumbar) saiu da sala para não dar a tua nota ... que ficou ao cuidado dos outros elementos do Júri. Passados uns minutos passou o Eng. Da Indal e disse-me: Romualdo ... passaste com dez.

Por isso, termino como comecei: “QUEM MANDA NA AULA É O PROFESSOR!”

Publicado por

João brito SOUSA

Sem comentários: