segunda-feira, 10 de março de 2008

OS NOSSOS PROFESSORES


Drª FLORINDA BÁRBARA


Dava-nos Cálculo Comercial e Contabilidade Geral..

Tinha uma coisa boa que jogava a seu favor. Era competente e sabia as matérias.

Uma coisa contra: era muito jovem.

Ao Zé Martins da Patã disse-lhe que não o gramava nem com molho de tomate.

A mim, uma vez pediu-me uma folha de papel .Eu levei-o pressurosamente. Disse-me logo; olha que isto não é para te passar. Ao dizer isto.... ria-se desalmadamente.

Claro que isto, hoje, visto à distância, são coisas de somenos. Mas a verdade é que sofremos um bocado com essas atitudes de alguns professores.

È claro que nós também não éramos nenhuma pêra doce, mas nem todos os professores nos deram o carinho que nós éramos necessitados.

Eu estou à vontade para dizer isto, porque terminei a minha carreira profissional como professor do ensino superior, leccionando precisamente a disciplina de Contabilidade Geral, que era a que a Drª Florinda nos leccionava.. Estou convencido que se lhe forem dizer isso a Drª Florinda não acreditará.

Estamos agora numa fase da vida portuguesa em que há problemas graves com a classe de professores, mas uma coisa nós devemos aos nossos professores. É que foram eles que nos formaram como homens e como profissionais.

E nós vencemos..

Há muitos quadros superiores colocados nas empresas e no Estado, vindo das Escolas Comerciais, nomeadamente da escola de Faro que eu frequentei.

Nesta conversa que aqui trago não tenho nada na manga, nenhum sentimento de crítica, de maldade, de insinuações ou outra coisa qualquer, juro mesmo que nada me move contra qualquer professor, bom ou mau, que tivéssemos tido.

Porque nós não podíamos ter tido maus professores porque, todos nós, de uma maneira geral, triunfamos na vida académica... graças aos nossos professores.. essa é que é essa.

Um bem haja para vós distintos professores.

Texto de
João brito Sousa

Sem comentários: