terça-feira, 18 de março de 2008

PEQUENA HOMENAGEM AOS COSTELETAS XENCORA, ROLDÃO e BRITO


Aos professores de Mercadorias, XENCORA e ROLDÃO e ao aluno costeleta BRITO

“Fui eu que pus a bomba de cinco tostões na aula do Xencora..”

Este texto é dedicado ao costeleta Brito, que faleceu recentemente, tinha uma gasolineira na estrada de Santa Bárbara de Nexe, ali à Falfosa e que esteve emigrado na Venezuela....

Foi ele que me disse, num almoço em VILAMOURA, com uns modos vitoriosos:- Fui eu que pus a bomba na aula do Xencora.

Nunca fui aluno do Dr. Xencora Ramachondré, mas creio que leccionava a disciplina de Matérias Primas.

É que o meu professor dessa matéria chegou a meio do ano, se bem me lembro, era um homem pesado e de cor, Roldão de seu nome. O Dr. Roldão portanto.

O Dr. Roldão tinha um método de ensino tal, que já não me lembro qual era, mas aquilo dava sempre para cima de quinze...

Fui dos primeiros a ser chamado à lição e lá veio o quinze da ordem.

Houve dezoitos dezassetes e desaseis com o Dr. Roldão, que terminou a sua carreira profissional na Caixa Geral de Depósitos em Lisboa, onde foi colega do costeleta Ilídio de Vila Real de Santo António.

As melhores notas da turma foram para o Ezequiel Viegas e para o Zé Marcelino.

Como o costeleta Brito, também os Drs. Roldão e Xencora , já faleceram.. .

Coisas da vida.

E por uns momentos nos lembramos deles aqui.

Aos costeletas nunca se diz não.

Paz às suas almas.

Texto de
João brito Sousa

Sem comentários: