domingo, 9 de março de 2008

QUEM SE LEMBRA DELE?

(poderia ser o CERRO de OURO)


VITÉLIO CABRITA

O VITÉLIO CABRITA andava três ou quatro anos à minha frente. Era um bom aluno, sobretudo muito trabalhador, talvez derivado das dificuldades daquele tempo..
O pai, o senhor ARNALDO, era industrial de sapataria no lugar de CERRO DE OURO, concelho de Paderne e era muito amigo do meu sogro das Ferreiras , o senhor ARMANDO RAMOS, igualmente industrial de sapataria.

O VITÉLIO licenciou-se em Finanças no ISCEF ao QUELHAS, sendo aí contemporâneo, penso, do actual Presidente da República, o prof. Doutor ANÍBAL ANTÓNIO CAVACO SILVA.

Numa altura em que era quase impensável, que um aluno, oriundo das classes mais desfavorecidas e proveniente do área do campesinato, viesse a obter uma licenciatura, o VITÉLIO conseguiu.

E note-se que o curso não era, ao tempo, nada fácil, com muita matemática logo no primeiro ano, acontecendo que havia alunos que estavam no quinto ano e frequentavam a cadeira de Matemáticas Gerais no primeiro ano.

Na Escola Comercial e Industrial de Faro foi contemporâneo do ALBERTO ROCHA de Santa Catarina, ( o homem do Lagar), do ZE FÉLIX, do BRAZINHO, do HONORATO VIEGAS, do HONORATO PISCO, do JORGE TAVARES e de muitos outros.

Funcionário superior do BANCO de PORTUGAL está hoje reformado. Reside em Lisboa.
O VITÉLIO CABRITA, faz parte daquela malta que estava alojada em FARO.

Nesse tempo, no comboio iam o Firmino, o Alfredo, o Teófilo, o Aníbal, O Leonel, o Zé Vitorino, o Arnaldo Silva, o Ludgero, o Fernando Moreira e mais uns vinte. As brincadeiras começavam logo no comboio e quando embarcava o João Cuco, que entrava em Almancil, o mundo era diferente.

Fico à espera dessas cenas no comboio..

E um abraço ao Vitélio

Texto de
JOÃO BRITO SOUSA

Sem comentários: