sexta-feira, 14 de março de 2008

UM BLOGUE PRECISA DE COMENTÁRIOS


ATÉ PARECE QUE TÊM VERGONHA...

Exige-se àqueles que foram alunos da Drª Cândida a português, que venham aqui ao blogue e que digam de sua justiça.

Que o papel fale e que a língua se cale,
Miguel Cervantes


É importante comunicar. Nem que seja em verso.


Assim,

QUERO MOTIVAÇÕES !..

De manhã faço os postes que tenho em mente..
Umas vezes... falta-me tempo outras... sobra,
E pretendo sempre que cada post seja diferente
Assim faço para à meia noite publicar a obra

E de manhã venho ver se o trabalho foi visto
Se aumentou ou não a contagem dos visitantes
Se não foi... penso nisso e porquê.. mas insisto
Se calhar os assuntos não foram importantes

Mas, ó costeletas, aconteça o que acontecer
Peço-lhes que venham sempre visitar e ver
Este pequeno espaço das nossas recordações

E comentem ...o que até agora pouco se nota
Façam um comentário, mandem uma anedota
Quero neste espaço alegria e quero motivações

João Brito Sousa

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Fui aluno da Dª. Cândida na dísciplina de Potuguês na Secção Preparatória.Não tenho nada de relevo para comentar,a não o facto de ter sido uma professora que exigia grande dísciplina nas suas aulas.

Cumprs.

AGabadinho

avlis disse...

Drª. Cândida?!

Meus amigos! Esta coisa da memória evocativa ou recapitulativa de eventos idos há meio século, vai-me pregando muitas partidas!

Peçam-me a fórmula resolvente das equações do 2º grau, que aplique a fórmula para calcular o capital acumulado pelo processo dos juros compostos ou para enunciar o artº. 2º do CComercial. Mas não me solicitem o nome das professoras de Português!
Nomes de professores!? ( não as suas aulas ou casos aí passados) Apenas me ocorrem uma meia dúzia: Baptista, Furtado, Zeca Afonso, Florinda, Passos...

A Português tive uma EXCELENTE professora (baixa e gordita) no 2º. ano do Geral do Comércio. Era uma professora bem exigente, mas que sabia ensinar e o que ensinava.E que "tinha muito boa mão na turma"! Priviligiando a gramática, sem ter perdido de vista as boas regras da sintaxe, aquela professora marcou-me consideravelmente. Forçou sempre os alunos a estarem atentos à origem das nossas palavras - radicais vinham à baila em todas as aulas - o que me permitiu começar a redigir sem problemas "de maior".
Foi, repito, uma Professora com "P" bem maiúsculo!

Mais tarde, nas Secções Preparatóris, fui aluno duma senhora (por sinal, também baixa e gordita) que, atrevo-me a dize-lo, cumpriu com deficiência. Não tinha a turma disciplinada! Debitava a matéria - Literatura - com pouca emoção, nunca conseguindo prender a atenção dos alunos.

Não era propriamente exigente, nem nas chamadas nem nos "pontos" e creio que toda a turma passou com médias muito apreciáveis! O que sei hoje de Literatura Portuguesa, não posso dizer que o aprendi com ela. Lamento...

Alguma delas se chamaria Cândida?! Nem ideia....

Ah! Para quem me possa avivar a memória, recordo que isto se passou em 57/58 e 60/61.

Saudações 'costeletas'!

arnaldo silva
felizmente reformado

Anónimo disse...

Boa Noite,

Rectifico!!!

A Dª.Cândida foi minha professora de Francês, na Secção Preparatória.
Quanto à professora de Português(Literatura), já não recordo o seu nome.
(Têm razão a memória já não é o que foi!!!).

Obrigado

AGabadinho