sábado, 29 de março de 2008

UM COSTELETA EM FARO

(café ALIANÇA)


MEUS AMIGOS COSTELETAS

Bom Dia, conforme a hora a que me lerem, claro.

Dormi no Hotel Eva.

De manhã, às dez, estava no Jardim Manuel Bívar à procura do fotógrafo Seita, onde eu uma vez tinha tirado uma foto à la minute, quando fui lá com a minha tia Silvina. Ia todo entusiasmado porque este Seita é irmão do Gregório Seita, um tipo alto e magro que tinha jogado a central na equipa do SCPatacão, e era um grande craque, parecia o Germano do Benfica.

Mas já não há o Seita fotógrafo, nem o quiosque do Vieguinhas , nem o costeleta Carlos Alberto Magalhães, nem o Verdelhão, nem o Alex, nem os dois Sabinos, nem o Luís Cunha, nem o Vergílio Coelho... e pensei, pode ser que haja os engraxadores.

Fui pelo jardim a dentro e não vi engraxador algum...

Entrei no Aliança pelo lado do Hotel Eva .. que, logo à entrada tem duas mesas, uma à esquerda oura à direita, e numa delas está sempre uma grande figura do desporto de Faro, o ex-árbitro Rosa Nunes, talvez o mais ecléctico praticante de desporto no tempo em que eu frequentei a Escola. Em futebol, foi dos melhores do Farense, tendo representado também o Portimonense. No basquetebol foi igualmente um dos melhores jogadores do Farense, praticou com brilho os jogos de bilhar, ping pong e xadrez, tendo sido nestas duas últimas modalidades campeão do Algarve. Foi ainda árbitro de futebol da primeira divisão tendo apitado uma final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Porto.

O senhor esboçou um olá por aqui, cumprimentou-me e ofereceu-me a cadeira para me sentar ao que eu acedi.

Estávamos nesta, iniciando uma cavaqueira amena, eis senão quando chegam os costeletas Jorge Cachaço e o Fausto Xavier, e lá ficámos a manhã toda a falar de Faro, da Escola e do Liceu.

Um bom fim de semana para todos.

João Brito Sousa

Sem comentários: