segunda-feira, 10 de março de 2008

UM PROFESSOR COSTELETA E POETA

(o poeta ALEIXO em FARO)
POEMAS
De José de Sousa Uva (Dr.)

MOTE

Dentre os milhões de Marias
Tu és a dos meus encantos.
Todos os dias são dias...
Mas há também dias santos!...

Augusto Gil

GLOSAS

Teus olhos tudo merecem
Mas, louca, não merecias
Que os meus olhos te escolhessem
Dentre os milhões de Marias

Mas os eus olhos não viam
Entre tantos, tantos, tantos,
Que os meus por mim te diziam:
-“Tu és a dos meus encantos.”

E só mais tarde, criança,
Coravas quando me vias;
Eu nunca perdi a esperança:
Todos os dias são dias ...

Um da deste-me um beijo
Secaram logo os meus prantos.
Há dias que te não vejo
Mas há também dias santos!...

O Dr . Uva, visto por ANÍBAL CAVACO SILVA

Quando olho para trás e recordo a passagem pelo ensino pré-universitário, da escola primária ao Instituto Comercial, lá encontro, ao lado de outros, a figura nítida do professor Uva na minha galeria de memórias.

Tenho a ideia que ele está lá, porque era diferente dos outros professores – dando ao observador externo a impressão de quem ensinava muito pouco – porque era um homem bom, pachorento e bem humorado, o que suscitava às vezes comportamentos excessivamente irrequietos da parte de alguns alunos.

Por isso ele está na galeria das minhas memórias de infância também pelo reboliço de algumas aulas e consequente expulsão de alunos.

Recolha de
João brito Sousa

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia

"Este" é o poeta Aleixo que se encontra em Loulé junto do Café Calcinha.

Cumprs.

AGabadinho

Anónimo disse...

Meu Caro António,

Viva,

E isso aí.

À falta de mellhor, para acompanhar o poeta costeleta Zé Uva aí vai o Aleixo, que dá para tudo.

Cumprimentos do

JBS

Anónimo disse...

OK!!!

Compreendo.Tudo bem.

Cumprs.

AGabadinho