terça-feira, 4 de março de 2008

VAMOS FALAR DE DUCAÇÃO


OS PROFESSORES.

O blogue "OS COSTELETAS" põe à discussão o problema dos professores e da educação e é de opinião que:

OS PROFESSORES PRECISAM DE SER APOIADOS

Ao ler as crónicas do ADOLFO, lá no APCGorjeios, fico todo dessincronizado ao tomar conhecimento com aquela dose de cacetada que por lá vai.

Desculpa-me lá ó ADOLFO, mas sou obrigado a repreender-te porque tu não tens o direito de arrasar uma classe profissional, onde nem todos são bons ( e nós sabemos isso porque fomos alunos), mas onde os bons têm capacidades para ser melhores e os menos bons terão capacidades para ser menos maus.

Nunca fui professor no secundário. Mas concorri com habilitação própria, considerava-me com traquejo e experiência para o desempenho da profissão, concorri e fui colocado, mas apenas estive bem até chegar à porta da sala de aula. Num centésimo de segundo tive este rasgo... aqui nunca....porque esta malta limpa-me o sebo..
Portanto deveria abster-se de falar de educação quem nunca esteve lá dentro, no terreno, e não sabe, portanto, como é que aquilo se passa.

E é fácil de explicar; é que há alunos que não deixam o professor trabalhar. Pura e simplesmente isso. E pior ainda, nalguns casos há alunos que tiram o ponteiro ao professor e dão-lhe suma carga de porrada.

Mas isto até aqui é pacífico, porque já era mais ou menos assim no meu tempo, há cinquenta anos.

A Drª Amélia não conseguia dar a aula porque nós, alunos, não deixávamos, na aula do Fonética o Edménio levou a pistola de alarme, o Xico Contreiras levou os ratos para a aula da Drª Florinda, and so one... and so one..

O problema agora está agravado porque apareceu a figura do Pai, essa espécie fantástica que pretende protagonismo à custa de umas porradas que quer dar e já tem dado algumas, nos professores.

Com razão, algumas, admito, mas a maioria das vezes, não. E mesmo quando tenham razão devem conter-se, porque o professor é uma entidade pelas mãos dos quais todos nós passámos e ele é a espinha dorsal do País.

Devemos conceder o benefício da dúvida aos professores, que, estão sozinhos nesta luta.
Portanto, o que os professores precisam é de apoio e carinho e compreensão. E não precisam de programas prós e contras composto por idiotas que não sabem corno (ontem à noite salvou-se o Dr. Cabral).
Saber da matéria é ter experiência e ter a convicção que se o aluno quiser o professor não consegue dar a aula.
É ISSO MESMO; SE O ALUNO QUISER NÃO HÁ AULA.

Portanto, isto é que é preciso discutir, ou seja,
SERÁ QUE O PROFESSOR SÓ POR SI, DESFRUTA DE CONDIÇÕES PARA PREPARAR UM ALUNO PARA A VIDA FORA DA ESCOLA.
O principal aspecto que está mal na educação, é a falta de protecção ao professor, um agente profissional encartado pela via competente, para o desempenho de ensinar e que não lhe deixam colocar em prática aquilo que sabe...

O ESTADO DO ENSINO EM PORTUGAL NÃO É DA CULPA DO PROFESSOR.

Publicacão de
João Brito Sousa

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Muito bem João
Eu alinho contigo pelo mesmo diapasão.
Fui professor durante 26 anos. Não me posso queixar de atropelos, dos alunos nas minhas aulas. Mas tive conhecimento de alguns casos. Um deles, que não esqueço, de uma professora que teve que saltar pela janela, para não ser massacrada. Não concordo com a avaliação dos professores. Eles têm a habilitação necessária. Concordo sim, com acções de formação, para que o professor possa acompanhar a evolução das técnicas da sua profissão.
Roger

Anónimo disse...

MANO ROGER,

OK, tudo bem.
Lancei esta coisa em termos um pouco provocatórios, a ver se a malta aderia com comentários e debates .. mas nem mesmo assim.

Aló Pudin Paixão, Norberto Cunha, Romaldo Cavaco.... como é.

jbs