quarta-feira, 19 de março de 2008

A VISITA DOS BEEFES

(alunos da Escola e LICEU)

CORREIO RECEBIDO

DOS BEEFES

Do LACOBRIGENSE VIEIRA CALADO.

POETA E ESCRITOR

EIS A MENSAGEM,

É com imenso prazer que vos vejo no blog do Merdock. O Merdock deixou de ser pertença apenas dos antigos alunos do Liceu (os bifes), desde o célebre desfile para libertar o cão. Havia alunos da Escola nessa manifestação! A luta contra um regime podre era de todos.

E assim foi entendido por muitos.

E, quando o Vidal (mata-gatos), hoje distinto coronel, se despediu de Faro e lhe foram levar as malas à estação (eu já não estava em Faro), havia também alunos da Tomás Cabreira a se associar à despedida daquele que foi o grande iniciador da grande saga.

Isto foi-me dito por um antigo aluno da Escola, aquando do lançamento da 1ª edição do livro na Biblioteca da Alameda.

Tenho cá uma foto e gostava de trocar impressões com ele. Talvez você o conheça. Eu não sei o seu nome.

Quanto ao vosso link, eu já o coloquei na minha lista.

EM RESPOSTA

MEU CARO VIEIRA,

Manda a foto do hmem , pá.

Folgo muito com estas novas mentalidades e novas maneiras de ser que estamos a protagonisar.

Acho bonito a tua vinda aqui ao nosso espaço, espaço que também é vosso, pois estamos todos globalizados..

Vou - te fazer um pedido, que é uma espécie de norma da casa, dá-me aí uma dica, diz-me quem és, porque nós podemos pensar que és outro

Foi assim com o beefe Jaime Reis que aparece por aqui.

Perguntei por ti a alguém que me disse que eras um rapaz de muito valor.

Aí vai um soneto meu e, se o quiseres podes publicar no teu blogue. Se não destoar claro.

Eu sou o João Brito Sousa, um original dos Braciais, conterrâneo do Custódio Justino aí do Liceu, costeleta e colega de curso no Magistério Primário das Liceais Rute, Ilda Capela, Rosa Branca Moreno Tomé, Graça Aleixo e outras...


AO VIEIRA CALADO


Apercebi-me não sei como serias escritor ....
Ou talvez mais poeta por isso mais coerente
Assim muito me alegrou a visita e por favor
Permite-me que dessa visita me sinta contente

O teu espaço na net tem vigor e tem harmonia
E o nome do cão que entre toda a estudantada
Fez história. E eu lembro bem desse grande dia
Quando a malta passou cantando endiabrada.

Foi na aula do Cónego Falé de Religião e Moral
Ouvia-se o “queremos o merdock” esse animal
Que de todos era amigo e por todos estimado

Por isso te felicito ó poeta .. ó grande escritor
E em prol do blogue continua a dar o teu melhor
E se precisares de algo cá estou ó VIEIRA CALADO.


João Brito Sousa


E recebi da ANA BELA BUISEL, esta mensagem simpática:


“Olá!

Também faço parte da comissão do almoço em Outubro e tive a aportunidade de ler o bloge dos "costeletas". Andei sempre no Liceu mas morava na R José de Matos e da minha janela via os alunos da Escola, princilpamente os rapazes a marcharem com farda

No meu prédio vivia um prof. o dr Furtado e também conheci o Dr Guerreirinho que ainda faleceu novo e morava também perto. O meu marido que nasceu e viveu sempre em Lisboa teve como prof. o Dr Herlander Estrela. É interessante . Também conheci um moço que morava também perto de mim que era o Bexiga e aluno da escola. No nosso tempo e não sei porquê os alunos do Liceu não conviviam com os da Escola. Era assim a sociedade daqueles tempos!

Cumprimentos da
Ana Bela Buisel.


Para a ANA BUISEL,


Gostei que tivesses aparecido aqui . Disseste que leste “oscosteletas.blogspot.com” mas não disseste a impressão que te causou. Já agora gostava de saber....

Marchar com farda era na Mocidade Portuguesa. Aos sábados.

O Dr. Furtado foi meu professor de História.

O Dr. Herlander Estrela foi meu colega de turma desde o primeiro ano na Escola Comercial.

Do Bexiga não me lembro.

A gente não conviviamos nesses tempos, mas agora


VAMOS CONVIVER.


ANA BELA BUISEL que és parte
Da comissão do almoço anual do Liceu
Vê lá se consegues com engenho e arte
Fazer com que todos os anos aí esteja eu

Porque para este ano já fui convidado
Foi o beefe Jaime Reis que disso me falou
Gosto de estar com o pessoal do passado
E é por isso que este ano aí sempre vou.

E tu ANA BELA .. tens aqui no costeleta
Espaço para colocar o que te der na veneta
Prosa, poesia, ... o que quiseres escrever!

E nos encontros anuais matemos a saudade
Porque ela aumenta se aumentar a idade
Por isso é que eu digo... vamos conviver..

JOÃO BRITO SOUSA

Sem comentários: