segunda-feira, 17 de março de 2008

ZÉ UVA, PROFESSOR, POETA E COSTELETA


POESIA DO Dr. UVA,

MOTE

Se estás arrependida
Do amor que me tiveste,
Dá-me os beijos que eu te dei
Dar-te-ei os que me deste.

GLOSAS


Meu amor. Ai que saudade
Dos tempos em que vivi,
De paixão, louco por ti,
Numa ânsia desmedida.
Por outro m abandonaste
Mas concedo-te o perdão,
Torna a dar-me o coração
Se estás arrependida..

Foi numa noite. Esta ideia
Inda a conservo bem viva
Cada dia mais se aviva
Ao pensar que me esqueceste.
Eu fiquei gelado e mudo
De tristeza e dor chorei
E nunca mais me lembrei
O amor que em tiveste

Senti o rancor no peito.
Quis esquecer-te, vingar-me
A outro amor entregar-me
Mas não pude!.. Inda tentei..
Não posso viver sem ti
Meu amor Regressa ao lar,
Dá-me a luz do teu olhar
Dá-me os beijos que eu te dei.

Foi talvez a voz do céu,
Uma voz misteriosa,
Que num sonho cor de rosa
Te disse o mal que fizeste,
E tu, cheia de amargura,
Só disseste: - “Amor, pequei
Dá-me os beijos que eu te dei
Dar-te-ei os que me deste..

José de Sousa Uva (Dr)

O ZÉ DA UVA
Por Jorge Ferreira Matias

O Zé da Uva era poeta e repentista de jeito, compositor musical por intuição, devotado à charla, recheado de humor sadio e de agudo espírito de observação.

O encanto popular do seu “corridinho” que trauteia e dança, esquecida do nome do seu autor, é bem o testemunho do seu espontâneo poder criador.

Em suma: o Zé da Uva dava-se por completo à sua Província!

Publicação de
João Brito Sousa

Sem comentários: