terça-feira, 15 de abril de 2008

AO TELEFONE COM O COSTELETA


JOSÉ DO CARMO ELIAS MORENO

Conheço o Zé Elias há muito tempo e tenho por ele grande consideração. Encontrei-o e perguntei-lhe:


Qual a tua opinião sobre a Escola?

A escola foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu residia no Chelote, na zona das hortas, portanto, se não continuasse a estudar o meu destino era igual ao dos outros, trabalhar no campo. Na Escola formei-me como homem e como profissional. Aprendi muita coisa. A Escola do meu tempo preparou-nos para a vida.

Tens recordações desse tempo?

Tenho muito boas recordações. Recordo os colegas, os professores, o stress antes dos exercícios, as oficinas de serralharia e os Mestres Olívio, Mendonça, Rama e muitos outros.

Foram esses os teus melhores professores?

Não. O meu principal professor foi a D. Helena na Escola Primária . Aí é que começa tudo. A noção de responsabilidade perante a vida é-nos dado pela professora da primária. Porque ela é professora e mãe. Cuida de nós.

Ainda te lembras da malta da primária?

Sim, de quase todos, como o Braúlio, o Vitorino Zorra, o Jorge Custoidinho o Alexandre e o Herculano , o Zé Dias Rafael, o Carlinhos Louro, o Virgílio Catita, o Agostinho e a Zezinha Quintas, o Leonardo, o Joaquim e o Faustino Canadas, o Américo Aureliano, o Bernardo Estanco dos Santos, Diogo Costa Sousa e outros.

Qual era a disciplina em que te safavas melhor.?

A desenho. Era muito bom aluno a desenho. E nas oficinas também.

O que é que achas do ensino em Portugal hoje?

Tem muitos telemóveis

Texto de
João Brito Sousa

Sem comentários: