quarta-feira, 30 de abril de 2008

APELO À UNIDADE COSTELETA


RETIRADO COM A DEVIDA VÉNIA DO BLOGUE http://adefesadefaro.blogspot.com

com o título

AMPLIAÇÃO DO JARDIM ALAMEDA. COMO? de 30.04.2008

Na passada Quinta-feira, dia 24 de Abril, recebi um folheto informativo da Câmara Municipal de Faro (CMF), de nome 'Correio de Faro'. Entre notícias várias, relativas a requalificações e deliberações, chamou-me à atenção um plano verde para a cidade de Faro referenciado na última página do dito impresso. Ao que parece, são (finalmente) propostos novos espaços verdes qualificados de utilização pública para a cidade de Faro, dentre os quais se destaca a expansão do Jardim da Alameda.

Para quem é conhecedor da zona em causa, saberá que o Jardim da Alameda está delimitado pela rua da Polícia de Segurança Pública, pelo Instituto da Juventude/Biblioteca António Ramos Rosa, parcialmente por infra-estruturas desportivas

e pela quase centenária Escola Secundária Tomás Cabreira,

possuindo ainda no seu interior uma área acimentada da dimensão de um campo de futebol de cinco. É um facto que a informação apresentada não refere qual a dimensão da ampliação do Jardim da Alameda mas excluindo que a rua da Polícia de Segurança Pública e o Instituto da Juventude/Biblioteca António Ramos Rosa
seriam demolidos para que se realizasse o citado alargamento, restam como hipóteses possíveis:

a infra-estrutura desportiva/área acimentada e... a Escola Secundária Tomás Cabreira. Quanto à hipótese respeitante à área da infra-estrutura desportiva/área acimentada, esta é, na realidade, bastante diminuta e portanto não sei se poderemos falar numa verdadeira ampliação.

Subsiste então a última hipótese, que a concretizar-se será uma medida, simultaneamente, assustadora e devastadora, precisamente porque a Escola Secundária Tomás Cabreira constitui um marco histórico na formação intelectual e nas vivências da adolescência de muitos farenses (onde eu me incluo) sendo nos dias de hoje, pela sua imponência e arquitectura, um verdadeiro ex-líbris da cidade de Faro.

Como em política, o que parece é, deixo no ar a seguinte questão: será que está nos planos do executivo da CMF destruir a esplêndida Escola Secundária Tomás Cabreira? É que se assim for será bom lembrar que o actual presidente da edilidade foi deputado europeu, entre outros cargos políticos de elevado estatuto, mas o tempo passado em Bruxelas terá sido em vão, pois não aprendeu com os seus congéneres belgas que tão bem preservam o seu património.

O Farense.

Convém recordar dito pelos mais antigos que a construção da escola destruiu a alameda pois a entrada principal desta era direcção da avenida principal da mesma e tinha uma entrada imponente com palmeiras onde está a escola, se fosse hoje não se fazia este atentado ambiental e paisagístico.

Como é evidente penso que actualmente não passaria pela cabeça de ninguém destruir uma escola para repor o que foi destruído, até porque esta escola tem história e foi na realidade importante nas valências que dispunha na área das engenharias.O edifício em si representa o estilo das escolas do estado novo e por este pais fora conheço algumas muito idênticas, mas penso que no tempo do Sr. Luís Coelho havia um projecto de ampliação da alameda aproveitando a zona das instalações camarárias junto ao campo desportivo e criar mais uma zona de lazer e dar uma entrada mais digna pala zona do Bom João, não sei se retomaram este eventual projecto se o fizerem penso que estamos todos de acordo.

VIVA A FARO O PROVEDOR

Seria bom que se estudasse a Hipotese, da zona da horta da areia e cais neves pires, um espaço lúdico com salinas e novo parque ajardinado, aqui sim uma grande obra para Faro. Aproveitando a grande oprtunidade que é o pólis, Penso que a edilidade Farense estudará esta hipotese.Faro precisa de mais espaços verdes. E estão nos ultimos 3 anos a ter tratamento especial. Alguem já reparou nisso?(Anónimo)

MEU COMENTÁRIO

Vamos deixar ficar isto assim?

Publicação de
João BRITO SOUSA

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que alguém se interessou por este artigo?

João Brito Sousa