sábado, 19 de abril de 2008

DEBATE DE IDEIAS


A EXPERIÊNCIA CONTA?

O que é que interessará mais ao homem, reformar-se logo que possa ou continuar a trabalhar? Como é que o homem se sentirá do ponto de vista social, continuando a trabalhar, podendo já estar reformado? Será que se sentirá apenas realizado estando no activo a produzir com a resultante melhoria nos seus proventos.

Do ponto de vista empresarial este “velho” será importante para o tecido empresarial? Qual é a decisão mais lógica a tomar? Será este um tema para o Governo discutir? Será este um tema susceptível de ser discutido?

O QUE É QUE VOS OFERECE DIZER?

Texto de
João Brito Sousa

1 comentário:

Anónimo disse...

FROM WASHINGTON

Hoje temos tema...sempre provocador...como sao todos os "bons"
Bem, eu diria como disse o nosso colega quando primeiro ministro.."Deixem-nos trabalhar"
Mas claro que isto e' ser simplicista. Sao tantos os factores envolventes neste tema que e impossivel uma analize que sirva a todas as situacoes.
Primeiro porque nem sempre se esta em condicao fisica de continuar as nossas funcoes na socidadee, como tal a reforma/afastamento impoe-se
Segundo,tem que ser metido na equacao o factor sociedade!!
Se for uma sociedade onde se valoriza o trabalho e io progresso pessoal-----o homem tem a tendencia a querer continuar trabalhando enquanto a forca fisica lho permitee, sente-se marginalizado se lhe impoem um retiro.
Se for uma sociedade socialista ou socializante onde se espera que a Seguranca Social...{os que produzem} os mantenha vivos com um minimo e, nao olhando ou esperando por mais,ai a tendencia e' abandonar o mercado de trabalho o mais cedo possivel.
E, dou um exemplo ja aqui focado no blogue e,que tem que ver com a luta dos pilotos da nossa transportadora nacional com as dita...e,passa-se mais ou menos isto:Foi alterada a idade da reforma de 60 para 65 anos......foi alterado o regulamento das cabines de pilotagem.E, aqui del-rei!!!
Ora,no momento que escrevo,aqui passa-se uma luta de sinal contrario relativa a' mesma causa ou seja...Nos Estados unidos o regulamento diz que tem que abandonar a carreira aos 60 anos...os sindicatos batem-se ha anos para alterar esse regulamento alegando que nada impede um piloto de 60 anos de fazer o seu trabalho e, com a vantagem de que nao ha substituto para a experiencia!!!
Isto considero eu uma questao de mentalidade e valorizacao do trabalho...aos nossos,e-lhes facultada oportunidade de continuar activos e, a reacao e' conhecida pelos jornais!...a isto eu chamo o factor sociedade
Quanto aos empresarios ha que diferenciar o tipo de empreza....ninguem espera ver uma empreza de construcao transformada em centro geriatrico
Hoje,depois de ter sido o inverso,aproveita-se a experiencia; Houve de principio a ideia de que "os velhos" nao se adaptariam as novas tecnologias...puro engano e,ainda bem ;eles ai estao com as novas tecnologias e insuflando nelas a sua impagavel experiencia.
Nao creio que seja bom os governos pelo menos por agora alterarem as leis vigentes neste campo....a quem quizer continuar se lhe dao a oportunidade porque nao continuar?
um abraco velho

Diogo ...ainda no activo