sexta-feira, 4 de abril de 2008

ESCLARECIMENTO COSTELETA


ESTOY, ESTOI ou ESTÓI
por ROMUALDO CAVACO

Sobre o nome da bonita freguesia de Faro, e ao que consegui apurar, foi obra dochefe dos cantoneiros da época (entre 1959 e 1965).

Parece que o Director de Estradas de então teria mandado pintar uma placa toponímica de Estoi com acento agudo.

Isto veio estabelecer confusão porque todos aqueles que estão no Algarve e que não são autóctones dizem sempre à espanhola "Estói").

Posteriormente os mapas passaram a indicar também com acento agudo ao que se seguiram até os jornalistas da Emissora de Faro, o que é para lamentar, já que desculpando os que não conhecem o falar algarvio, esses da emissora tinham obrigação de se informar ou rectificar o termo.

Um abraço.
ROMUALDO CAVACO

Publicação de
JOÃO BRITO SOUSA

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Olá Romualdo.
Só agora me é possível responder, porque, passaram-se 4 semanas depois de uma queda em que parti o braço direito, ficando impossibilitado de escrever, não sou canhoto.
Quanto ao ESTÓI com acento agudo, sempre escrevi assim, conforme se encontra no Prontuario da Língua Portuguesa. No entanto, o Leonel Nunes mandou-me uma mensagem, na qual se afirma que a Assembleia da República estabelece que a "povoação e Freguesia de Estói, no município de Faro, passam a denominar-se ESTOI", Lei nº 32/2005 de 28 de Janeiro.
Um abraço do
Rogério Coelho