terça-feira, 15 de abril de 2008

OS COSTELETAS E O TEATRO

(teatro)
UM GRANDE HOMEM, UM GRANDE PROFESSOR E UM GRANDE ARTISTA


ENGº JOSÉ DE CAMPOS COROA.

O TEATRO

A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.

O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vê".
Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente aos espectadores, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu, supõe-se, na Grécia antiga, no século IV a.C.

Toda a reflexão que tenha o drama como objecto precisa de se apoiar numa tríade: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenómeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e colectivos que se formam neste espaço.

O teatro é uma arte em que um actor, ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividades, com auxílio de dramaturgos, directores e técnicos, que têm como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Na nossa Escola, nos ensaios dos espectáculos escolares, foi enorme a satisfação que os alunos de 50 tiveram ao conhecer de perto, um HOMEM e um ARTISTA com a dimensão do Eng º José de Campos Coroa.

E durante os espectáculos, tiveram ainda a oportunidade de “ver” na primeira fila, assistindo feliz à representação da sua obra - AUTO DAS ROSAS DE SANTA MARIA – o grande poeta algarvio Cândido Guerreiro, então um ancião de veneráveis barbas brancas que lhe chegavam ao peito.

Quanto a talentos houve efectivamente duas descobertas que foram a Zezinha e o Manuel Vargas, que se ficaram por algumas representações escolares. Mas que poderiam ter sido grandes no nosso teatro. Como o foram Joaquim Teixeira e o Aurélio Madeira..

Texto de
João Brito Sousa

Sem comentários: