quarta-feira, 23 de abril de 2008

OS INDUSTRIAS DA CIDADE E OS COSTELETAS


É INTERESSANTE,


abordar aqui grandes homens da cidade que de uma maneira ou de outra tiveram que ver com os costeletas.

O industrial José Viegas Jacinto era pai do Engº. José Jacinto (bife), ex-administrador dos SMAde Faro.

O industrial João Manuel Viegas (irmão do José Viegas Jacinto) era pai do João Viegas Jacinto, costeleta e que vive em Lagos.

O industrial José Barbara, era pai do José Barbara, e sogro da Drª. Florinda, professora de contabilidade.

Os industriais e irmãos Louro, eram respectivamente pai e tio, do Engº. Bento Louro que foi Presidente da Camara Municipal do Barreiro.
etc etc.

Repara na quantidade de industriais...até os comerciantes de frutos secos, eram na grande maioria industriais, uns no fabrico de rações para gado, com suporte na alfarroba e não só, outros com lagares de produção de azeite, outros na fabricação de produtos a partir da palma, importada do norte de África, e descarregada na hoje denominada "marina de Faro", ex-doca.

Enfim, uma panóplia de actividades que desapareceram, mas que beneficiaram os costeletas desse tempo, oferecendo-lhe um posto de trabalho.


MEU COMENTÁRIO

Penso que o mundo mudou e para pior. Já não há destes industriais que fizeram escola. Por isso, considero que este texto do Jorge Tavares tem toda a validade para estar aqui, uma vez que retrata a FARO de outros tempos, que todos nós conhecemos e amamos.

PUBLICAÇÃO de
João Brito Sousa.

Sem comentários: