sexta-feira, 25 de abril de 2008

TEMA PARA DEBATE ENTRE COSTELETAS


QUANTO MAIS SE AMA MAIS FRACO SE É!...

Nas relações amorosas o único sentimento que não funciona é o da piedade. Quando é o caso de que se devesse manifestar, o que surge não é a piedade mas o asco ou a irritação. Eis porque em relação alguma se é tão cruel. Todos os sentimentos têm o seu contraponto. Excluída a piedade, a crueldade não o tem. Por experiência se pode saber quanto se sofre quando não se é amado. Mas isso de nada vale quando se não ama quem nos ama: é- se de pedra e implacável. Decerto, tudo se pode pedir e obter.

Excepto que nos amem, porque nenhum sentir depende da nossa vontade. Mas só no amor se é intolerante e cruel. Porque mostra amor a quem nos não ama rebaixa-nos a um nível de degradação. E a degradação só nos dá lástima e repulsa. A única possibilidade de se ser amado por quem nos não ama é parecer que se não ama. Então não se desce e assim o outro não sobe. E então, porque não sobe, ele tem menos apreço por si, ou seja, mais apreço pelo amante. O jogo do amor é um jogo de forças.

Quanto mais se ama mais fraco se é. E em todas as situações a compaixão tem um limite. Abaixo de um certo grau a compaixão acaba e a repugnância começa. Assim, quanto mais se ama mais se baixa na escala para quem ao amor não corresponde.
Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente 3'

MEU COMENTÁRIO.

Penso que Vergílio Ferreira complica as coisas, torce-as, enrola-as. Conheço alguma coisa da sua obra e da sua escrita e concluo que VF é um autor que, não sendo filósofo, pretende escrever como filósofo.

Cada um de nós tem uma noção do que é ser amado e do que é amar. O problema do amor é a intensidade dele, porque é difícil haver entre dois a mesma intensidade de amor.. .

Dizer que “Quanto mais se ama mais fraco se é..” é proferir uma banalidade e, ao mesmo tempo, estamos a ter uma atitude contrária à que o escritor deve assumir, porquanto se está a ter uma atitude de desvalorização do homem.

O escritor deverá contribuir para formar o carácter do homem e não colocá-lo numa situação de dúvidas....

A questão que estamos a abordar aqui não pertence à literatura mas sim à sexologia .

Dizer que quanto mais se ama mais fraco se é, é um bocado absurdo, pois amar-se cada vez mais sem a respectiva correspondência é um pouco ilógico.

Publicação de
João Brito SOUSA

Sem comentários: