terça-feira, 1 de abril de 2008

TROCA DE IDEIAS ENTRE DOIS COSTELETAS


EU e OUTRO COSTELETA

Quando estou por aí vou sempre até ao mercado de ESTOI.

Por um lado, gostava de me encontrar com os costeletas Luís Isidoro, grande amigo, o Orlando Bica, grande poeta e também amigo, o grande declamador dos versos do Aleixo que é o Vergílio Quintas, o grande Xico Leiria, a colega Edmunda Salvador e o bife Xico Eusébio.

Tudo gente boa.

Por outro, tenho grande paixão por bezerros, cabras e ovelhas, galos, galinhas, perús e patos. Quando ia fazer a barba para ir para a Escola, às seis e tal da manhã, levava o pó, o pincel a gilete e o espelho e encaixava tudo numa aba de laranjeira. E começava a cantar com os galos das redondezas. Era uma cantoria que acordava toda agente....

Por isso ESTOI esteve sempre comigo.

Fui lá e encontrei um costeleta velho amigo e perguntei-lhe: - o que fazes aqui e o que é que achas interessante em Estoi?

Olha, gosto da terra. Venho aqui ou a outro lado qualquer e observo. Agora, reformado, passo a vida a observar.

Nas terras, como ESTOI, é interessante verificar que, antigamente, o nome das povoações encontrava-se escrito em placas de azulejo na empena do primeiro prédio à entrada da terra. Sabias disto?..
E o costeleta amigo continuava:

Nos anos 50 havia um prédio (na estrada de Faro) à entrada de Estoi que lá tinha o nome da terra: "Estoy". Isso mesmo, com "Y" no fim da palavra. Os habitantes da aldeia, mais antigos, nascidos na segunda metade do século XIX e que aprenderam a ler e a escrever escreviam o nome da terra como pronunciavam, e como se pronuncia até ao dia de hoje "Estôi".
No entanto pode-se verificar pela Monografia desta povoação, escrita na segunda metade do Séc. XIX pelo jornalista e escritor Dr. Ataíde Oliveira, que o nome da aldeia aparece escrito sem o acento circunflexo: "Estoi".
Portanto durante o século XX e até aos dias de hoje, os habitantes da terra sempre aprenderam na escola e escreveram "Estoi". Por volta dos anos 60 ou 70, não se sabe bem porquê, talvez por influência turística, nos mapas das estradas, nos escritos turísticos, na comunicação social e há poucos anos até nas placas das estradas - e agora na internet - o nome começou a aparecer deturpado: "Estói".

A gente de Estoi, nada agradada com esta injustificada mudança na pronúncia do nome da sua terra indignou-se, dirigiram protesto è instituição do Estado competente e viram oficialmente reposto pela Assembleia da República, em 2005, o nome correcto da localidade: ESTOI.
Ver links: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=20473 e http://ciberduvidas.sapo.pt/correio.php?rid=20786Publicação de
João Brito Sousa

Sem comentários: