quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dr. QUEIROZ, UM PROFESSOR COSTELETA

O Dr. QUEIROZ,
veio da Escola de SILVES e deu-nos aulas de LITERATURA , baseadas na sebenta do A. J. Saraiva e do Óscar Lopes. Teve bom aproveitamento porque eu, o Firmino Cabrita, o Luciano Machado, o Zé Andrés, o Manuel Jacinto Paul Anka, a Celina Inácio e a Fátima Oliveira fizemos admissão ao Instituto Comercial de Lisboa com apoveitamento.

Eu a Helena Caravela e a Teresa Xufre, fizemos ainda exame de admissão ao Magistério Primário, igualmente com aproveitamento.

O Domingos Morgadinho e o João Mário entraram na Universidade por outro via, com a literatura que aprenderam com o Dr. Queiroz.

UMA AULA DO Dr. QUEIROZ, era mais ou menos assim.

Meus amigos , vamos estudar o texto lietrário.

E o Prof, começava:

"Um texto, é literário, quando consegue produzir um efeito estético e quando proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor."

Vejamos este naco que escreveu Raul Brandão.

OLHÃO de RAUL de BRANDÃO

Tenho de atravessar o Alentejo isolado e concentrado, para chegar ao Algarve. É uma província farta, mas a aparência esquelética, a árvore triste a quem arrancam a pele em vida, o monte solitário, meteram-me sempre medo. È a terra do ódio. Tudo em que a gente põe a vista é duro e hostil. Ainda o Alto Alentejo quer sorrir- mas o sorriso fica em meio, reservado e triste..

Os pinheiros mansos agrupam-se e conversam baixinho uns com os outros para fugirem à solidão do deserto ...

No Baixo Alentejo, porém, os sobreiros, a cor da terra esfarrapada, o céu esbranquiçado, as lascas de pedra que reluzem como vidros negros e polidos, enchem a alma de monotonia e pesadelo Uma grande fumarada levanta-se no fundo do deserto..

Os homens não se podem ver; um abismo separa o trabalhador do proprietário, que goza em Lisboa e que lhe deixa de vez em quando uma folha para desbravar. Desbravada, tira-lha. E esta solidão redu-lo a atroz realidade. Fica só e o ódio, sob a abóbada de pedra que encerra o extenso panorama, entregue ao tempo que não passa, `a morte que não vem, à secura das almas,

Excelente...

Raul Brandão, um autor que recomendo.

Publicação de
João Brito Sousa

Sem comentários: