sexta-feira, 2 de maio de 2008

PEQUENA TERRA E GRANDE COSTELETA


JOSÉ MANUEL MARIGUESA

Licenciado em Economia pelo ISCEF ao Quelhas, este costeleta de Silves, que veio fazer as secções para os Institutos na nossa Escola, foi um brilhante aluno.

Funcionário superior da Banca comercial, foi recrutado por Bruxelas para aí desenvolver a sua actividade de Economista.


É NATURAL DA PEQUENA VILA DE ESTOMBAR

A vila de Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve. Encanta-nos pela silhueta da brancura do seu casario, figurando no concelho de Lagoa como o mais mourisco dos aglomerados urbanos.

Sanabus, designação da actual vila de Estômbar no tempo da ocupação árabe, constituindo importante centro no interior de um castelo chamado Abenabeci, que as tropas de D. Sancho I conquistaram por alturas de 1191.

Nesta bonita terra de contrastes, viram a luz do dia figuras importantes, que ficaram para sempre na história, desde poetas como Ibne Ammar, aos heróis, como o lendário Remexido, para além de nobres personalidades da fidalguia e clero.

Dada a sua privilegiada localização, Estômbar foi outrora, centro económico de grande prosperidade. Baseada numa economia essencialmente agrícola, Estômbar passou a ganhar notoriedade e riqueza com o incremento das actividades ligadas à exploração do sal e ao tráfico comercial no Rio Arade.

Porém, é com a dinamização dada à Industria Conserveira que a freguesia se expande, ganhando novos aglomerados populacionais e novas fontes de rendimento. Com a decadência das referidas actividades, a povoação foi encontrando noutras o seu ganha-pão.
Actualmente, a vila de Estômbar conta com um pequeno tecido empresarial ligado à construção civil e às obras públicas, reflexo do principal impulsionador do desenvolvimento económico do concelho (turismo).

Apesar de sofrer os efeitos da interiorização, Estômbar encontra-se dotado de modernas infra-estruturas e equipamentos ligados à saúde, ao ensino, ao lazer, visando a qualidade de vida dos seus residentes.

Texto retirado da net por
João Brito Sousa

Sem comentários: