sexta-feira, 9 de maio de 2008

OS CAFÉS DOS COSTELETAS


O CAFÉ DO MARCELINO

Nos finais dos anos 50 e início dos anos 60, o pessoal começava já a estudar nos cafés.
A malta andava pela rua de Santo António, antes talvez tivesse passado pelo café “A BRASILEIRA”, passava pelos bilhares do ACORDEON, depois ia até a GARDY e o rumo era o salão de bilhares “O OLÍMPICO” na rua dos cavalos ou Tenente Valadim.

A Escola tinha bons jogadores de bilhar, talvez que o melhor fosse o João Jacinto da cortiça que estará agora em Lagos. Depois havia os irmãos Gabadinho, o Zé e o Xico.

Indo em direcção ao jardim Manuel Bívar, havia os cafés Atlântico, Marcelino e o café Aliança.

Eu estudava no Marcelino, o empregado de mesa era o Rato e iam lá os empregados da Casa Verde que faziam equipa connosco, eu e o Firmino Cabrita Longo de Albufeira.

O melhor estabelecimento de todos seria o café “A BRASILEIRA” onde apareciam mais professores do que alunos, pois creio que não seria possível estudar lá, ou se sim, pouca coisa. Quem lá aparecia era o Dr. Zeca Afonso, que ia lá ver os testes dos seus alunos, o Arquitecto Hermínio professor do Liceu e o explicador Gil.

Hoje não sei como é....

Texto de
João Brito Sousa

6 comentários:

Anónimo disse...

Os cafés da cidade de Faro, como aliás, quasi todos os cafés das cidades, de algum modo representavam os extractos sociais à epoca.
A Brasileira não fugia à regra e era frequentado na sua grande maioria, pela intelectualidade de Faro. Professores, alunos, profissões liberais (médicos, advogados, arquitectos, etc).
O Café Aliança, pela sua dimensão, compartimentava a frequência de diversas classes sociais distintas (empresários, taxistas, alta burguesia,etc)
Enfim todos fazem parte da história da nossa cidade.

Anónimo disse...

Viva,

Muito obrigado por ter participado com o seu comentário.

Abraço

JBS

Anónimo disse...

Olá Ermão!
Conheci e frequenyei todos esses cafés.
Quando falas bo café do Marcelino, não me recordo desse café. Será que te queres referir ao café central? que no lado das trazeiras ficava ao lado do escritório do Ruáh?

Anónimo disse...

MANO,

O café MARCELINO, ficava em frente à CASA VERDE e entre o café Atlântico e o café ALIANÇA.

TINHA UM BILHAR.

Não te lembras?

jbs

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Talvez por não ser do meu tempo não recordo o Café com esse nome.No entanto, pela localização dada, penso que funcionou onde hoje está instalado o restaurante "Costa Algarvia".Estou certo ?

Cumprimentos
AGabadinho

Anónimo disse...

AO A GABADINHO.

Penso que sim.

JBS