domingo, 25 de maio de 2008

OS PROFESSORES COSTELETAS


PROFESSORES A JOGAR À BOLA.

O desporto, o futebol nomeadamente, sempre foi uma actividade que aproximou os povos.
Esta foto foi-nos cedida gentilmente pelo costeleta ROMUALDO CAVACO, que para nós, alunos desse tempo, constitui uma autêntica relíquia.

Temos pena de não nos lembrarmos do nome deles todos, mas daqueles que conhecemos aí vão umas pequenas notas.

Assim, de pé a começar da esquerda:

Professor Batalha, professor de desenho ao segundo ano. Não o tive como professor pois o meu foi o prof. Celestino Alves.

A seguir, não sei ...

A seguir, o nosso querido Professor Américo, a quem a Escola muito deve, pelo seu trabalho brilhante, em prol da educação dos seus alunos de quem ainda continua amigo.

A seguir, o Director Dr. Fernando MOREIRA, professor de francês e um bom professor.

A seguir, não sei e não sei...

Agachados

Dr. Baptista da Farmácia, dos melhores professores que tive em toda a minha vida. Apesar de não o ter tido nunca como professor, foi ele que me disse, após uma oral de Cálculo Comercial, que eu sabia mais do que aquilo que pensava. E porque toda a minha vida foi assim, aqui lhe deixo um abraço de reconhecimento pelo palpite. Obrigado Mestre pelas palavras.

A seguir, lembro-me do professor mas não sei o nome. Creio que era professor da Indústria.

A seguir a ponta de lança, Dr. Jorge Ferreira Matias, o sub- director, o banana ou o professor de Matemática e Física, que não sendo meu prof. encontrei algumas vezes em Lisboa, apresentei-me a ele como costeleta e foi sempre uma simpatia.

Fui colega do filho Vasco Valdez Ferreira Matias como professor no ISCAL

A seguir, não sei...

A seguir Engº Coroa, professor da Indústria e irmão do médico escolar Dr. Emílio Coroa, homem das récitas escolares e do Teatro, que, uma vez sentido algma dificuldade em dar-me uma injecção me disse: - “ èh pá, tens pele de rinoceronte”...

Bem hajam professores.

Texto de
João Brito Sousa

1 comentário:

Anónimo disse...

FROM WASHINGTON

Voou o tempo....fui aluno de tres deles,Batalha,Americo e Baptista......Por anos e anos nao ouvi falar do jovem,quase como no's na altura o Alentejano de Evora professor Batalha e,agora que o vejo na fotografia,mesmo fazendo o zoom in nao me parece ele,ele era mais jovem na imagem que conservo dele....sera que estou enganado?E,quem nao se lembra do namorico dele com a dona Suzete,professora de ciencias? Ambos eram jovens professores do Primeiro Primeira e Segundo Primeira dos anos......55 ou56 .E,do Peugeot 202,ja um pouco velhote mas que ele fazia tao bom uso naquele tempo para quebrar coracoes? Batalha e Americo eram amigos inseparaveis.....nas conquistas.....O Dr Baptista ainda me da' a honra da sua visita quando se desloca aos EUA para participar em congressos sobre farmacia....sei que a sua saude nao vai muito bem.....foi meu professor de matematica assim como de minha mulher.....e somos amigos.
O director....nosso guarda redes...ainda o vejo esfregando as maos quando se nos dirigia...fui aluno a portugues da dr.Maria Jose sua esposa.
Com recordacoes destas ate me torno mais novo
um abraco extensivo ao Romualdo pela foto,eu creio que assisti aquele jogo no S.Luiz escola liceu em que esta foto foi tirada...porque recordo a equipa.
Diogo