terça-feira, 13 de maio de 2008

COISAS DE COSTELETAS


A ESTALADA

O nome da pessoa que me deu a estalada, por invasão de campo num jogo de tabuinha, no piso de cima da Escola, zona dos electricistas, ficará omisso na crónica, embora o texto, que vai a seguir, contenha aí uma pista bastante válida, para identificação do autor dela...
Publiquei essa cena num outra blogue e o costeleta que me deu, enviou-me um mail com esta prosa linda, que não resisto a mostrar-lhes.
Ei-la:

“Quanto ao episódio que relatas, de facto não me recordo. Tu sabes, há uma lei universal a que é sujeita a nossa memória dos anos da juventude: retêm-se melhor nomes e factos relacionados com pessoas mais velhas que nós do que com os mais novos. Sucede-nos a todos.

Dito de outra maneira: Recordamos melhor "das que levámos" do que "das que demos".

Visto à distância parece-me estranho que um "montanheiro" reservado e tímido, que eu creio que era, se abalançasse ao papel de agente primeiro de uma briga.

Mas, claro, que, pelas razões atrás apontadas, a tua versão é que deve estar correcta.

Como para tudo é bom haver sempre uma desculpa, aqui vão duas:
- ou se tratou de resposta a uma invasão de território (lembro que o último corredor, lá em cima, era nosso, dos electricistas) e nesse caso a legítima defesa justificou o uso – proporcionado - da força;

- ou eu estava já em estado de desorientação provocada pela "cabazada" que estava a levar do meu bom amigo e camarada (muito habilidoso como sabes) João Bico.

Fosse como fosse, resolvi ressarcir-te dos "danos físicos e morais" causados, oferecendo-te uma relíquia da minha juventude, quase só esquemática, uma vez que nem as caras se vêem bem de frente: trata-se de parte de uma "charola", em Bordeira, no final dos anos cinquenta, em que este teu amigo aparece a tocar "ferrinhos" logo atrás dessa figura mítica da música popular algarvia, o acordeonista bordeirense MESTRE José Ferreiro (pai), autor dos mais consagrados corridinhos do Algarve, entre os quais o já emblemático "Alma Algarvia".

Julgo ficar perdoado.”

Publicação de
João Brito Sousa

2 comentários:

Anónimo disse...

FROM WASHINGTON

"Leitor assiduo do blog,ao le-lo hoje foi-me facil reconhecer a estoria e os intervenientes ......so' um pensamento me apraz e,nao e' comentario ,e' uma constatacao.-Um grande homem e' sempre,sempre humilde,na victoria como na derrota ,na razao como no engano....reconhecer que errou e' humildade e grandesa de espirito.,quem o conhece nao esperaria outro procedimento......parabens aos dois, um equivoco foi resolvido...a uniao costeleta nao foi nem sera abalada."

um abraco de longe para ambos
Diogo

Anónimo disse...

MEU CARO DIOGO,

Concordo inteiramenet com as tuas palavras.

Um grande abraço pelo apoio.

João Brito Sousa