PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA (VII)
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Eis-nos chegados a 1913. A Escola Pedro Nunes conta, agora, um quarto de século de existência.
Como evoluiu, entretanto?
Pensamos que de forma pouco relevante. Com efeito, embora tivesse ganho o estatuto de escola industrial, mantemo-nos convictos de que, até agora, não ministrou qualquer outro curso senão o de desenho industrial, embora complementado com os trabalhos oficinais de carpintaria e lavores femi-ninos.
E continuamos a basear a nossa convicção no facto de os poucos despachos sobre movimentos de docentes que fomos encontrando se reportarem exclu-sivamente a professores de desenho, nas três modalidades aqui leccionadas: desenho geral, desenho mecânico e desenho ornamental.
Será que a situação irá alterar-se nos próximos tempos?
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Ora, como pudemos constatar, pelos apontamentos anteriores, as escolas de ensino elementar industrial e comercial funcionavam sob tutela do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, o qual, com a implantação da República, em 1910, se passou a designar Ministério do Fomento, em cuja esfera de acção este ensino continuou incluído. E só bastante mais tarde, já nos finais de 1913, é que transitaria para o novo Ministério de Instrução Pública, entretanto criado, e no qual haviam já sido enquadrados, entre outros, o ensino primário e o ensino liceal.
Registamos uma preocupação imediata do Governo de então, ao fazer publicar um diploma em que pode ler-se:
«Reconhecendo a necessidade de reorganizar, sobre novas bases, o ensino elementar industrial e comercial professado nos estabelecimentos dependentes do Ministério de Instrução Pública: manda o Govêrno da República Portuguesa, pelo Ministro de Instrução pública que uma comissão composta dos seguintes cidadãos ( ... ), proceda à elaboração das referidas bases, indicando quais os melhoramentos urgentes a introduzir nas escolas de desenho industrial, preparatórias, industriais e
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elementares de comércio (...)”.
Que benefícios poderemos esperar desta "necessidade de reorganização", relativamente à Escola Industrial Pedro Nunes?
Ê o que procuraremos poder explicar seguidamente. Todavia... não esquecere-mos que, desde 1891, designadamente em 1897, 1901, 1907 e 1912, com idêntica motivação, foram publicados diplomas semelhantes, cujos resultados práticos nunca pudemos encontrar...
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Eis-nos chegados a 1913. A Escola Pedro Nunes conta, agora, um quarto de século de existência.
Como evoluiu, entretanto?
Pensamos que de forma pouco relevante. Com efeito, embora tivesse ganho o estatuto de escola industrial, mantemo-nos convictos de que, até agora, não ministrou qualquer outro curso senão o de desenho industrial, embora complementado com os trabalhos oficinais de carpintaria e lavores femi-ninos.
E continuamos a basear a nossa convicção no facto de os poucos despachos sobre movimentos de docentes que fomos encontrando se reportarem exclu-sivamente a professores de desenho, nas três modalidades aqui leccionadas: desenho geral, desenho mecânico e desenho ornamental.
Será que a situação irá alterar-se nos próximos tempos?
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Ora, como pudemos constatar, pelos apontamentos anteriores, as escolas de ensino elementar industrial e comercial funcionavam sob tutela do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, o qual, com a implantação da República, em 1910, se passou a designar Ministério do Fomento, em cuja esfera de acção este ensino continuou incluído. E só bastante mais tarde, já nos finais de 1913, é que transitaria para o novo Ministério de Instrução Pública, entretanto criado, e no qual haviam já sido enquadrados, entre outros, o ensino primário e o ensino liceal.
Registamos uma preocupação imediata do Governo de então, ao fazer publicar um diploma em que pode ler-se:
«Reconhecendo a necessidade de reorganizar, sobre novas bases, o ensino elementar industrial e comercial professado nos estabelecimentos dependentes do Ministério de Instrução Pública: manda o Govêrno da República Portuguesa, pelo Ministro de Instrução pública que uma comissão composta dos seguintes cidadãos ( ... ), proceda à elaboração das referidas bases, indicando quais os melhoramentos urgentes a introduzir nas escolas de desenho industrial, preparatórias, industriais e
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elementares de comércio (...)”.
Que benefícios poderemos esperar desta "necessidade de reorganização", relativamente à Escola Industrial Pedro Nunes?
Ê o que procuraremos poder explicar seguidamente. Todavia... não esquecere-mos que, desde 1891, designadamente em 1897, 1901, 1907 e 1912, com idêntica motivação, foram publicados diplomas semelhantes, cujos resultados práticos nunca pudemos encontrar...
Franklin Marques
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