sábado, 5 de julho de 2008

SOLIDARIEDADE COSTELETA

(um costeleta de FARO e outro de SALIR. Diogo Costa Sousa e Manuel Lima em representação de Luís Cunha e Zé Eusébio)

"Só quem sabe o que é ser costeleta, e é costeleta a sério, é que compreende o que se passa neste blogue..."

MZ

Para: Manuel José Coelho Guerreiro
RUA DO LÁ VAI UM
Paderne

De: José Manuel Eusébio
Rua do Lá vem um
SALIR.

"com a amizade e um abraço do Eusébio...."

O TEXTO QUE SE SEGUE VEM DO MANEL ZÉ.

"Só quem sabe o que é ser costeleta, e é costeleta a sério, é que compreende o que se passa neste blogue.

Fiquei muito triste por saber que dois costeletas de quem era muito amigo já não me podem responder. Refiro-me ao Luís Cunha e ao Eusébio.

Há pouco tempo, deambulando pelo Algarve, passei por Salir e, em espírito, cumprimentei o Eusébio. Não sabia que já lá não estava!

Dele lembro, entre muitos, um pequeno episódio que tem a sua assinatura: durante uma das férias da nossa Escola recebi um postal. Vinha de Salir com a amizade e um abraço do Eusébio. No endereço: o meu nome, Rua do Lá Vai Um, Paderne. E veio ter-me às mão."...

MZ

Este texto foi escrito por um dos melhores alunos da geração de 50, homem íntegro, de grande honestidade intelectual, amigo do seu amigo, e possuidor de elevada conduta moral e humana.

Queria eleger este texto do Manel Zé como o que constituiu, até agora, o momento mais alto do blogue, PEDINDO POR ISSO, que todos os costeletas se pronunciem..

Porque,

considero que o texto contem em si mesmo, uma grande carga dramática, mas sobretudo, uma grande dose de autenticidade, de verdade, de solidariedade e de honra que são os valores que um costeleta que se preze deve pôr em prática.

por sugestão do Alberto Rocha coloquei um post com o título "OS AMIGOS DO MANEL ZÉ"que produziu este naco de prosa que deixo atrás, onde o MANEL deixou escrito " Só quem sabe o que é ser costeleta, e é costeleta a sério, é que compreende o que se pasa neste blogue" ...

OBRIGADO MANUEL, é lindo o teu texto, e... se não houver vozes em contrário, a tua frase passará a acompanhar-nos em todos os postes.

E isto aconteceu,

porque o ANTÓNIO JOSÉ GUERREIRO LEONARDO de S. Brás me perguntou vezes sem conta pelo seu outrora parceiro de carteira...

o que me levou a tentar saber do Manel Zé através do 118, conseguindo chegar à fala com ele.

porque o ALBERTO ROCHA, sempre à coca, diz-me com carinho, João, olha ali ... olha acolá.. o que eu agradeço, obrigado Alberto e às tantas perguntou-me, olha lá, porque é que o Vitélio não consta da lista de amigos do Manel Zé se eles eram tão amigos?...

porque o VITÉLIO CASIMIRO CABRITA confirmou a versão do Rocha...

porque eu coloquei um post, resultado da ideia do ALBERTO ROCHA, cm o título de "OS AMIGOS DO MANEL ZÉ"

e deu nisto.

Por tudo o que se disse e em homenagem aqueles costeletas que já tombaram... este blogue fica suspenso.. recomeçando segunda feira.. .

se estiverem de acordo.

Um abraço para todos.

texto

de João Brito Sousa

3 comentários:

Anónimo disse...

AO MEU COMANDANTE DE CASTELO

CARO AMIGO MANEL ZÉ.

OH JOAO, penso que este manel ze' e' um moco que era da mocidade,comandante de castelo e,que ate nos dava a dita mocidade? Se e', foi meu comandante e instrutor....se nao e' este,gostava de saber o que se passou a este de que falo....que por sinal tinha o mesmo nome...so' nao sei a origem dele ou o que se passou com ele depois da escola.

DIOGO.

Meu velho,

O MANEL ZÉ que falo é esse mesmo que tu falas.
O nosso MZ é de Paderne e hoje é o Dr. MANUEL JOSÉ COELHO GUERREIRO, economista e cidadão do mundo.
Trabalhou por todo o País e esteve
em ÁFRICA, BRUXELAS e por aí fora...

Yr João Brito Sousa

Anónimo disse...

FROM WASHINGTON

Ao Manel Ze'
Esta definicao do "costeleta' so' poderia imanar do Manel Ze' que eu tive como comandante de Castelo nos tempos saudosos da nossa escola e mocidade portuguesa......

Dele recordo o lider talvez sorombatico ,falando o que era importante,transmitindo o gosto pela ordem que ainda hoje me acompanha......

Para ele os mandamentos do bom filiado eram o caminho a seguir...para no's os que absorveram esses idiais ainda hoje o sao. E,como nao?Pense-se na beleza e actualidade ,eu diria necessidade mesmo deste ideal "O bom filiado, educa-se a si pro'prio por sucessivas vitorias da vontade".....

Sob a batuta do Mestre Olivio,ele,Manel Ze' conseguio incutir em no's patriotismo,honestidade e compaixao ,valores hoje senao abandonados,pelo menos postos em lugar secundario na vida dos nossos jovens.Nao necessitavamos "futebolismos" para nascer em no's o sentimento Patrio....outros valores mais altos existiam e existem....so' que teem sido escamotiados.
Obrigado Manel Ze os teus ensinamentos da e'poca perduram e,nada mais se pode exigir.

DIOGO

Anónimo disse...

Brito Sousa, hoje dia 7 de Julho, sabes quem me apareceu a visitar-me, vindo dos STATES, o meu parente e amigo Custódio Vitor Faustino Carromba. Vai cá permanecer durante algum tempo, lembras-te dele, também passou pelas OGMAs.Vinebaldo