quinta-feira, 21 de agosto de 2008

UM BRILHANTE COSTELETA














GRUPO HUBEL
por JOÃO BRITO SOUSA

CURRICCULLUM:
O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Empresarial HUBEL é o “COSTELETA”Engº Humberto Teixeira.

O GRUPO desenvolve os seguintes trabalhos:


1 - Hubel Indústria da Água fornece soluções de Tratamento de Água para Angola

Em parceria com empresas angolanas e empresas de construção civil nacionais, a Hubel Indústria da Água projectou e desenvolveu uma Estação de Tratamento de Água (ETA), de forma a ir ao encontro das necessidades reais da população ... »

2 - Hubel Indústria da Água fornece e instala equipamentos de controlo e gestão do Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro.

Localizado no concelho de Alcoutim, o Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, projecto lançado pela Direcção Regional de Agricultura do Algarve, tem como objectivo dinamizar a zona interior da serra algarvia, actualmente com uma ... »

VALORES EMPRESARIAIS QUE DEFENDE,

. Inovação permanente dos nossos produtos e serviços.
· Garantir uma mais valia efectiva para o cliente que utiliza as nossas tecnologias, como forma de manter um relacionamento sustentado.
· Melhorar continuamente a eficácia e eficiência da organização.
· Fomentar a competência dos colaboradores da organização e o seu reconhecimento interno e externo, assegurando clareza e coerência no relacionamento entre colaboradores e destes para terceiros.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento económico, colocando no mercado produtos e serviços especializados, que potenciem valor acrescentado aos clientes e à sociedade em geral, nomeadamente através de uma actuação ambientalmente responsável, nas áreas do uso e gestão da água e da produção agrícola

EMPRESAS

1 – El irrigation Systems

O uso e gestão da água é hoje um factor diferenciador na agricultura e espaços verdes.Na Hubel Irrigation Systems trabalhamos há mais de 20 anos na identificação e desenvolvimento de soluções para o sector.
Concebemos, projectamos, fornecemos e instalamos soluções de irrigação, automação e controlo com o objectivo de valorizar a produção agrícola, vegetal e o ambiente.
Mantemos uma aposta clara na inovação e desenvolvimento de competências internas numa rede de parcerias com os principais fabricantes mundiais.
Soluções que permitem o desenvolvimento sustentado da sociedade, com uma actuação ambientalmente responsável, é um dos valores pelos quais na Hubel Irrigation Systems nos regemos.Na Hubel Irrigation Systems a satisfação dos nossos clientes é o nosso objectivo.


2 - Hubel Indústria da Água

A racionalização e optimização da gestão de água são necessidades crescentes na sociedade actual.
Na Hubel Indústria da Água trabalhamos há mais de 20 anos na identificação de soluções para o sector.
Concebemos, projectamos, fornecemos e instalamos soluções à medida para o abastecimento, tratamento e reutilização de água com o objectivo de aumentar a sua qualidade e disponibilidade.
Mantemos uma aposta clara na inovação e desenvolvimento de competências internas e uma rede de parcerias com os principais fabricantes mundiais do sector.Soluções que permitam um desenvolvimento sustentado da sociedade, com uma actuação ambientalmente responsável, é um dos valores pelos quais na Hubel Indústria da Água nos regemos.
Na Hubel Indústria da Água, a satisfação dos nossos clientes é o nosso objectivo.

3 – Hubel Verde

Em agronomia, o desafio constante é a maximização dos resultados em conformidade com a responsabilidade ambiental.
Na Hubel Verde há mais de 10 anos que trabalhamos na identificação de soluções para o sector.
Especializados na prestação de serviços e na comercialização de produtos de engenharia e tecnologia agronómica, na Hubel Verde temos como objectivo diminuir o risco e potenciar os resultados dos nossos clientes.
Porque acreditamos em parcerias estáveis e duradouras, colocamos ao dispor dos nossos parceiros uma vasta gama de produtos e serviços técnicos que nos permitem apresentar soluções completas e integradas.
A aposta na inovação e aquisição de novas competências leva a que estejam a ser efectuados diversos projectos de Investigação e Desenvolvimento que estabelecemos com diferentes Universidades e Institutos.
Na Hubel Verde, inovamos para que o futuro seja cada vez mais verde.


4 - Hubel Engenharia e Serviços

Um dos desafios actuais da gestão consiste na identificação e implementação de processos que potenciem a utilização eficaz e eficiente dos recursos disponíveis numa empresa. A Hubel Engenharia e Serviços procura através da prestação de serviços de suporte estratégico e operacional, transversais a todo o Grupo, responder a este desafio. A Hubel Engenharia e Serviços disponibiliza a nível estratégico suportes nas áreas da comunicação, gestão da qualidade, desenvolvimento de recursos humanos e planeamento e gestão. Numa perspectiva operacional, coloca ao dispor dos seus parceiros serviços nas áreas da contabilidade, pessoal e serviços gerais, onde se salienta a gestão de frota e apoio a eventos.
A Hubel Engenharia e Serviços conta, hoje, com uma equipa multidisciplinar, com formação a nível do direito, economia, gestão, comunicação, marketing e tecnologias de informação. Organizadas em equipas fixas ou de projecto, assumem o desafio constante de responder às solicitações de inovação organizacional e de gestão económico-financeira que as unidades de negócio do Grupo colocam.
A área de desenvolvimento de recursos humanos tem vindo a destacar-se pelo elevado contributo para o desenvolvimento do Grupo Hubel, sendo de realçar o trabalho a nível de recrutamento e do desenvolvimento de competências.
As áreas de gestão da qualidade, de comunicação e ainda a do planeamento e gestão são mais recentes, igualmente potenciadoras do crescimento do Grupo.As actividades de suporte operacional, que requerem a prestação de serviços diários na área administrativa, de contabilidade e de tesouraria corrente, são outro dos vectores de intervenção da Hubel Engenharia e Serviços, que os presta às demais empresas do Grupo Hubel, numa relação cliente / fornecedor e em que se procura obter ganhos de escala e efeitos de sinergia

5 - Madre Fruta

Direccionada para a área do comércio de produtos agrícolas diversos, nomeadamente hortícolas e frutícolas, a Madre Fruta - Centro de Vendas Hortofrutícolas, desenvolve a sua actividade desde 1996, dinamizando uma das regiões agrícolas mais tradicionais do país, o Algarve.
A Madre Fruta é uma Organização de Produtores (OP) de Hortícolas Frescas, segundo o Regulamento (CE) nº 2200/96, e tem como principal missão “acrescentar valor aos produtos da fileira hortofrutícola de produção dos seus sócios” e proporcionar ao consumidor final produtos de qualidade.
Para dar resposta às necessidades do mercado, a Madre Fruta optimiza constantemente os seus processos de trabalho, através do uso de técnicas inovadoras associadas à preparação e embalagem dos produtos, à automatização e utilização de Tecnologias de Informação bem como o constante acompanhamento e planeamento da produção junto dos seus associados.
Beneficiando da sua localização geográfica e do potencial da produção por Hidroponia, que através de métodos produtivos eficazes atenuam os ciclos sazonais e aumentam a duração do período de oferta, a Madre Fruta tem como objectivos promover a expansão da área produtiva dos seus sócios e a diversificação dos mercados. Focalizada na satisfação dos seus clientes, a empresa tem vindo a assumir uma posição de destaque no mercado hortofrutícola da região, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização do sector.
Ao longo dos últimos anos, a Madre Fruta tem viabilizado a assunção da agricultura como uma actividade competitiva e dinamizadora da economia através da exportação para países como a Holanda, Espanha, França e Inglaterra. A produção para o mercado interno, por seu turno, tem contribuído para a redução das necessidades de importação.

6 - MOINHO DA ALAGOA

Estabelecida em 2003 e integrada no “Programa de Reconversão Hortícola da O.P Madre Fruta”, a Exploração Agrícola do Moinho da Alagoa engloba 8 ha de estufas e 5 ha de pomares.
Constituída por 3 explorações (Quinta da Penha, Quinta da Ferradeira e Quinta da Alagoa) a exploração está centrada na produção em hidroponia de morango, meloa, tomate e pimento, estes últimos também produzidos no solo.
A cultura do morango é efectuada em bolsas de substrato orgânico, colocadas em bancas elevadas, o que permite uma maior concentração de plantas por unidade de área assim como uma poupança significativa nos custos de mão-de-obra. O substrato utilizado é biodegradável e no término da sua vida útil é incorporado no solo do pomar.
Esta exploração está dotada de um sistema de rega gota-a-gota e de um sistema de fertirrigação que, em associação com uma sonda do nível de radiação solar, permite a automatização das regas e incorporação dos fertilizantes. Através do sistema de drenagem das culturas realizadas em hidroponia é possível a reutilização da água nas culturas hortícolas produzidas no solo.
O pomar de 5 ha de citrinos possui um sistema de rega localizada que incorpora os fertilizantes e uma sonda capacitiva Enviroscan, que monitoriza o nível de água no solo. A utilização desta sonda permite uma poupança de água na ordem dos 25%.
Com a utilização do método produtivo em hidroponia alcançam-se acréscimos de produção de 20 a 40% comparativamente às culturas em solo. Este método permite a prática de técnicas agrícolas mais amigas do ambiente, como a protecção integrada

5 comentários:

Anónimo disse...

excelente artigo de marketing!!!!

Anónimo disse...

CARO AMIGO,

Se é Marketing é em favor de um costeleta que triunfou.
Para mim chega.

Com um grande abraço para o Humberto
do

JBS

Anónimo disse...

A resposta do para mim chega, vislumbra alguns tiques de prepotência...fazendo lembrar aquele rapaz que levava a bola para jogarmos, e se não lha passassem, voltava para casa com a cuja, utilizando uma frase curiosa...assim não brinco.

Anónimo disse...

Os tiques de prepotêcina parecem residir em quem apenas tem a GRANDE CORAGEM de comentar escondendo-se no anonimato.
Haja coragem! ou então:

"Porque non te calas?".

AGabadinho

Anónimo disse...

Não entendi a agressividade da resposta.
Se os comentários podem ser anónimos, porquê ofender quem utiliza o sistema criado pelos promotores?