sábado, 2 de agosto de 2008

VELHOS COSTELETAS

(o grande bilharista Ze Gabadinho e esposa. Ao centro o perdido e reencontardo Diogo Costa Sousa)

À CONVERSA COM O COSTELETA

JOÃO VIEGAS GONÇALVES JACINTO

Foi meu parceiro de carteira no quinto ano do Curso Geral de Comércio e era um bom aluno. A Drª Almira gostava muito dele. Era bom a Francês e a Inglês.

Mas onde o João era mesmo fera era no bilhar. Dava não sei quantas de avanço e jogava à esquerda.

Bons jogadores de bilhar desse tempo no Olímpico eram os manos Gabadinho, o Daniel Afonso de Almancil, o Ernesto dos electricista e mais não sei quem ...

Foi funcionário do BPA com o Fernando Cabrita, o esposo da Antonieta PINA que residem agora na Alfandanga.

O Fernando diz que tem uma horta à volta de casa e que de manhã vai ver a evolução das plantas. É um bom amigo este Fernando. A última vez que estive com ele, em Almada, disse-me que ia fazer uma viagem de muitos países.

E quando Fernando foi a Milão . Moçe .. óh Brito.. foi a 140 à hora pá...

Tem que voltar a ir aos almoços anuais..

A esposa, a Antonieta Pina é do temo da Natércia, a Maria do Carmo Arvela, da Gisela e da mulher do ALBERTO, o professor de ginástica e da Lili do Macedo..

Disseram-me que o António Manuel Lindo MACEDO é o patrão dos Rotary em Albufeira

Aló Zé Manuel Serôdio, Rotario Mor, Zé Guy do Sotto Mayor, Hilário, António Lúcio, Mota Pereira, e...

À VELHA MALTA!...

Dêem notícias oh velha malta..!....
Mandem V/telefone e V/morada
De tudo este blogue tem falta
E comuniquem com a rapaziada

Digam onde estão e o que fazem
Mandem- nos para aqui uma piada
Que pouca ou muita graça tem
E é sempre melhor que não por nada

Ó João Jacinto que por acaso encontrei
Sabes onde para o Revez, eu de nada sei
Camarada velho amigo e companheiro

Apareçam por estas bandas sem avisar
Haverá sempre algo para a malta petiscar
Lembra-te disso ó JACINTO velho parceiro.


Texto de
JOÃO BRITO SOUSA

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Brito Sousa
Não o conheço,mas li um seu comentário sobre o meu cunhado João Maria Serra Capela ( noFaro Este -anos 60), em que se falava das diferenças entre alunos do LNF e da EIC e não quero deixar de lhe responder.

Fico satisfeito por se lembrarem do meu cunhado.
Acompanhei detalhadamente o seu infortunio, e posso dizer que ainda hoje, passados 15 anos, me surpreende a força que ele e a minha irmã têm para suportar não só a ausência de uma das filhas, como o seu dia a dia, tornado por vezes insuportável por aqueles que os deviam amar.
Cumprimentos
Bellis

Anónimo disse...

Meu caro BELLIS,

VIVA,

O JOÃO MARIA foi o amigo que eu gostei muito de ter. Foi um amigo extraordinário e fiquei extremamente triste com o que lhe aconteceu.

Veja por favor o post que lhe vou fazer e publicar em

http://bracosaoalto.blogspot.com

O meu TM É 96 373 64 04

Ab.

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Ao

JOÃO MARIA SERRA CAPELA


Meu velho amigo JOÃO


Quando foste “roubar” a Palmira à Escola e a levaste para junto de ti, João, meu velho, fiquei radiante porque tu merecias levar a nossa menina para junto de ti; vocês eram duas criaturas amorosas. E a Palmira era tão bonita com os seus cabelos pretos, compridos e à solta.

Estou a falar assim, com este à vontade todo, porque eu e a Palmira éramos muito bons amigos. Não me lembro em que raio de turma foi, .. talvez nas secções preparatórias para os Institutos com o Dr. Jorge Monteiro a matemática..

Ou seria no MAGISTÉRIO PRIMÁRIO? Sei que fomos colegas, onde?...

Fiquei triste de a PALMIRA dizer que não se lembra de mim.. e que já não usa a trança preta de cabelos ao vento que lhe ficava tão bem.. ah vida vida....

Quem me contou do vosso infortúnio, foi o CARLOS SANTOS gerente do BPA recentemente falecido E também o MÁRIO COELHO PROENÇA LEONARDO, gerente do BPA e director do jornal “O OLHANENSE”, que me arranjou lá uma coluna na página 2. com o título, EU GOSTO DE OLHÃO.

No dia 4 de Outubro próximo, vou estar presente no almoço convívio dos alunos do Liceu e vou pedir para dizer umas palavras e quero começar assim,

“As minhas primeiras palavras são para o bife JOÃO MARIA SERRA CAPELA e para sua excelentíssima esposa, a Professora PALMIRA, minha colega e ambos meus amigos. ... porque são pessoas encantadoras e de uma beleza extraordinária e velhos companheiros..

Para o casal aqui deixo o meu abraço de solidariedade.

Meu velho e querido amigo, a saudade é a ternura da vida.

Meu caro João, o teu olhar era uma mistura de bondade, de alegria de viver, de rebeldia, um pouco de engatatão, de muita amizade... Foste sempre um homem solidário. E quando me encontravas, parecias ter pena de mim Dizias-me naquele teu jeito tão simples, atão Brite....

Velho amigo, quero encontrar-te para te abraçar e dizer-te; ESTOU AQUI. !...


JOÃO MANUEL BRITO SOUSA