quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LÍDIA MACHADO; CONVIDADA E ESPOSA DE UM COSTELETA


Recebi este texto de uma amiga, a LIDIA MACHADO, minha convidada e esposa de um costeleta, o António Machado de Vila Real de Santo António.

Porque é uma grande mulher, daquelas que não vergam e porque é culturalmente competente e amiga do blogue, tem, aqui, sempre que queira colaborar, um espaço à sua disposição.

Lídia amiga, OBRIGADA POR TERES VINDO..

Muito boa noite, Exmo. Senhor João Brito de Sousa
Por LÍDIA MACADO.


Aceitando tão nobre convite formulado pelo Exmo. Senhor João Brito Sousa e, não sendo eu costeleta comecei por dar voltas aos meus "alfarrábios" tentando encontrar alguma coisa de interesse para todos nós e... consegui !

JOSÉ DE CAMPOS COROA

Em 25/11/1981, o Conselho Pedagógico da Escola Secundária Tomás Cabreira deliberou, por unanimidade, louvar o Professor José de Campos Coroa, nos termos propostos pela Comissão Directiva, a que presidia então o Professor Francisco St. Aubyn:"Com 42 anos dedicados exclusivamente ao Ensino, foi no passado mês de Outubro desligado do serviço para efeitos de aposentação, o Professor Dr. José de Campos Coroa. Ao longo da sua vida soube manter a elegância, a dignidade e a simplicidade de tratamento fazendo amigos por onde passou. A sua contribuição para a causa pública, nomeadamente como gestor da Escola de Vila Real de Santo António, então em fase de arranque, grangeou-lhe justa fama e consideração no meio algarvio.

Tendo iniciado funções na então chamada Escola Industrial e Comercial de Faro, no ano lectivo de 1938-39 e tendo atingido o tempo para reforma na mesma Escola, agora chamada de Secundária Tomás Cabreira de Faro, quis o Conselho Pedagógico deste estabelecimento de Ensino prestar um tributo de gratidão e de sincero reconhecimento pela obra de Professor inteligente e prestimoso e de cidadão impoluto e servidor da sua Pátria e suas gentes, realçar a figura do educador dedicado tomando a sua profissão como razão e objectivo de uma filosofia de vida apontada para valores de dignidade, humildade, compreensão e espírito de sacrifício que hoje devem ser linhas de força do agir e do sentir dos que amam a Pátria.

A Direcção da Escola Secundária de Tomás Cabreira, por proposta do Conselho Pedagógico louva o Professor Dr. José de Campos Coroa pela forma zelosa, cumpridora e digna como desempenhou o seu magistério ao longo de 42 anos e pede licença a V. Exª, Senhor Director Geral do Pessoal, para sancionar e tornar pública essa deliberação."

Aceite os meus respeitosos cumprimentosLídia Machado

MEU COMENTÁRIO

Muito obrigado Lídia pelo excelente documento que nos fizeste chegar. É de toda a justiça trazer aqui a memória do Dr.. Zé Coroa.

Sem comentários: