quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O ANONIMISMO


O ANONIMISMO
Por Zé Neves
(retirado do APCGorjeios,blogspot.com)

O anonimismo é uma escolástica do pensamento dos instintos. Segundo Freud, o progresso na espiritualidade consiste em preferir os processos intelectuais chamados superiores (reflexões, recordações e juizos), aos dados da percepção sensorial instintivos.

O anónimo é o doutor da escola filosófica do instinto. Tal como o medroso armado dispara instintivamente sobre o que mexe na escuridão, o anónimo descarrega a opinião instintiva sobre qualquer opinião de fora que não faça inchar o seu amor-próprio. A sua caça é a opinião alheia inconveniente, a sua arma o instinto, o seu esconderijo o anonimato.

Actualmente na blogosfera aberta, a grande maioria dos comentários a escritos de opinião ou notícias, são descargas de opinião primitiva dos instintos, como se se tivesse aberto a comporta duma estação de tratamento de águas sujas, sai o que está á porta de saída tal como o anónimo despeja a corrente mental instintiva que lhe ocorre à cabeça.

O Homem primitivo e nosso pai foi caçador nómada, viveu isolado em cavernas, intelectualmente infantil, apenas deixou marcas anónimas. Será que a actuação dos anónimos actuais são sinais remeniscentes dessa freudiana herança arcaica dos nossos pais primitivos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Noite,

Concordo com esta ciêntifica definição de "Anonimismo".
E qual a definição de "Pseudonimismo"?

Cumprimentos

AGabadinho