segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MIGUEL TORGA


2008.10.26

Para todos, mas em particular para o MAURÍCIO DOMINGOS, homem de uma só palavra, que me enviou um belo trabalho sobre Torga.
Vou reenviá-lo para os amigos porque a cultira é para todos.
Meu caro amigo, aí vai um pouco do meu estudo acerca de Torga, a nível de frases que recolhi enquanto lia esse espantoso autor.

Obrigado, mais uma ve z, pelo trabalho que me enviaste


ALGUMAS FRASES,

Quem é sincero por jactos, faz da traição o seu valor constante.
Torga in Diario V

Encaixar o insucesso e retomar a rabiça com redobrada energia- eis a grande lição do camponês.
Torga Diários, pag 63

É difícil mas é preciso ter a coragem de ficar só. Uma voz chega para enfrentar o mundo e ter razão. A morte está sozinha contra a vida inteira, e é verdade.
Torga 19.0l, pág 71

A grande beleza da vida e o seu grande sentido é justamente ser inútil.
Torga, Diário, 83

Apesar disso a esperança continua, porque não posso viver sem esperança, e quero viver.
Torga Diários , página 99

É preciso fazer um esforço contínuo para amar o presente. Torga Diário IV, pag 20

Onde acabará a minha liberdade de pessoa e acabará o meu dever de artista? Torga IV, pag 22

Aqui é preciso aceitar tudo, porque o trigo e o joio fazem parte do mesmo corpo sem possibilidade de separação. Daí, multiplicidade, partidos, controvérsias, oposição. E isto é força, é dialéctica, é criação. A uniformidade social é a monotonia de um batatal. E a história perdoa tudo menos a monotonia. Torga, iv, 23

O silêncio dos melhores é cúmplice do alarido dos piores. TORGA, fogo preso.

Uma revolução acontece como acontece um poema. TORGA, idem

Sabemos que tanto no particular como no geral, raramente o alcançado corresponde ao desejado. É uma lei da vida. Torga, idem
....
SAUDAÇÕE SCOSTELETAS do
JBS

Sem comentários: