segunda-feira, 6 de outubro de 2008

MAURÍCIO DOMINGUES, COSTELETA


2008.10.06

UM COSTELETA A SÉRIO.

Numa altura em que a maior parte dos portugueses não sabia ler nem escrever, já o MAURÍCIO DOMINGUES tinha dois cursos, o que , de certo modo, constitui um orgulho COSTELETA.

Aí vai o testemunho,

"Sou Costeleta desde os meus 1O anitos, idade que tinha quando iniciei o 1º Ano do Curso Industrial, em 1940, e não fui mais cedo porque só depois da 4ª classe, tirada na Escola do Bom João, que existia na Rua Ataíde de Oliveira, me foi possivel ser Costeleta. Depois de acabar o Curso Industrial matriculei-me no Curso Comercial, nocturno, que acabei, e onde reforcei a minha condição de Costeleta !!A minha profissão de militar afastou-me cerca de 58 anos da cidade de Faro, assentando arraiais entre Cascais e Estoril"

Churrascada quando e onde? Quantos podem ir? O bloge recebe inscrições. Avança MAURÍCIO.

ab.

João Brito Sousa

15 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite,

Verifico que o Sr. Maurício aproveitou bem a deixa do Sr. Manuel Piorna para nos informar da sua condição de “Duplo” Costeleta, isto porque após concluído o Curso Industrial tirou ainda o Curso Comercial. Porque muito poucos o fizeram, é de louvar todo o esforço por si dispendido na aquisição de mais conhecimentos e, portanto, na sua valorização pessoal.
Gostei de saber isso e admiro este seu feito!

Melhores Cumprimentos

AGabadinho

Anónimo disse...

Caro A. Gabadinho. Um abraço.
Como deve calcular o Manel Piorna é amigo de vélha data, assim como as nossas mulheres o são, por força da profissão. Ambas trabalharam muitos anos juntas e ainda agora mantêm um convívio quási diário. O "Manel Piorna" é um bom moço, com um temperamento alentejano extraordinário, que cativa o mais taciturno dos mortais. O João Brito Sousa bem o conhece, ambos caldeados numa vida " De braço às armas feito" .
Obrigado pelas suas palavras.
Como sabe a 2ªGrande Guerra terminou em 1945 e até 1950 havia muita dificuldade em arranjar emprego. Nessa altura Faro pouco podia oferecer à rapaziada em termos de empregos. Acabado o Curso, com 15, 16 ou 17 anos, com pais pobres, sem os poder mandar estudar para a Capital do Império, como é que ocupavam o tempo ?
A maioria mantinha-se inactiva até que viesse a tropa , mas alguns , nesses 5 /6 anos, aproveitava para "coleccionar"cursos ou adquirir mais alguns
conhecimentos na esperança de que melhores dias viessem. Ainda fui convidado por Mr.John Leacock, com interesses em Lisboa, Ilha da Madeira e Canadá (Toronto) para ir trabalhar nesta última cidade, na representação que a Firma Leacock tinha no Canadá , mas minha mãi desfez a ilusão ao perguntar-me " se tinha sido condenado para ir para tão longe " Mentalidades da época e efeitos traumáticos da guerra. Desisti.
Penso passar duas semanas na Praia do Vau, as últimas do mês, e gostaria de beber consigo uma bica no vélho Café Aliança.
Entretanto, abraça-o o "Duplo"
Costeleta.

Mauricio S. Domingues

Anónimo disse...

Caro JBrito Sousa.

Um abraço grande.
A "Dupla" João Brito Sousa / A.Gabadinho, são levados da breca.! Se um diz mata-se , logo o outro diz esfola-se !
Quero eu dizer com isto que ambos me fazem referências que não mereço. Do João alguma coisa sei, pouco, do muito que o teu historial encerra e que já li no Blogue. De ti posso dizer, sem perigo de errar, que mereces a legenda : " Homem de braço às armas feito ".
Sobre a churrascada posso dizer-te: Numa aldeia "Saloia", perto de Mafra, chamada Encarnação, tenho uma pequena quinta com um hectare e mais de 100 árvores de fruto, casa e outros cómodos, e ainda uma pequena churrasqueira, onde podem caber sentados 15 a 20 Costeletas. O Manel Piorna já lá esteve e prometeu-me que voltava , mas os afazeres não o têm deixado
O convite está feito È só combinar o dia , de preferência ao fim de semana, e fazer a ementa
O Manel Piorna será o "Mestre de cerimónias ", pois está cursado nestas comesainas . Há duas ou três semanas organizou um almoço para o pessoal da sua Companhia da Guiné aqui para as bandas de Sintra. Está aprovado .!
Tá dito, João.
A minha "Orada", como chamo à essa minha casa nos saloios, está sempre aberta para os amigos
Espero que a vossa visita se concretize.

Abraça-te o
Maurício S. Domingues

Anónimo disse...

Ó "Marroco" Qual é esse Gabadinho?
O meu camarada de B.CAÇ. 8, ou o irmão?
Não gosto de confusões, se for o d´Elvas é porreiro, se for irmão porreiro é! Mas quero saber.

Fiz um passeio com o Maurício, as nossas mulheres mais um casal da Igreginha. Acertastes! Precisamente o nosso capitão da equipa da Contabilidade,Branco Filipe famoso central ele e o Narciso velha glória Belenense. Não sei se o Narciso ainda é vivo.
Contei ao Maurício algumas estórias, incluindo a do Branco Filipe (se mandasse, tirava o vencimento a todos). Recordas? Nos balnéários do Estádio Nacional? Velhos e bons tempos!
Tenho por aqui uma foto da nossa equipa, que vou dar ao Maurício. Vamos ver se te recordas do Napoleão a dar o pontapé de saída com a perna cocha, e tu encharcado a chorares que o Manel Piorna te tinha abandonado.
Se achares inconviniente não publiques isto.

Um abraço,

Manel Piorna

Anónimo disse...

Meus velhos Maurício e Manel Piorna.

Vou fazer ai um post a dizer quem sou.

E para ti ó "MARROCO", a minha vida é clara transparente e bela como o teu Alentejo e orgulho-me dela. Vacas encoiradas? Não.

Já devias saber isso...ó canzil.

ab.

JBS

Anónimo disse...

Caros amigos.
Boa noite. O João Brito Sousa, no comentário anterior, dirigindo-se ao MAURICIO E MANEL PIORNA deixa transparecer certa animosidade, que não compreendo, pois não fui dado nem achado em qualquer comentário sobre a vida pessoal, transparente ou não, do João Brito Sousa.
"Vacas encoiradas " ? Parece-me uma expressão que não me parece própria de gente que mostra ter alguma cultura e educação !
Serei eu para o JBSousa uma dessas vacas encoiradas ? Peço, João, que esclareças para saber em que águas navego. Nada tenho com as vossas " Tricas" ou guerrinhas do vossa vida na TAP, nem com incidentes de percurso na v/ vida profisional. "Canzil" não sei o que é.
Lealdade acima de tudo ! Esclarece o que se passa.
Um abraço
Maurício S. Domingues

Anónimo disse...

Caríssimo Pedro Rodrigues,
Já leu os comentários acima?
Agora só falta o Dr. João Manuel Brito de Sousa, publicar os E-mails que me enviou para o meu amigo fazer a sua análize. Se por qualquer motivo ele o não fizer, diga-me para onde poderei reenviar os E-mails, terei imenso gosto nisso.
Parece-me tudo bastante claro.
Não acha?
atenciosamente,

Mário Fitas

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Os mails que te enviei são de índole privada,não têm nada que ser aqui publicados.

JBS

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

TESTE

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

TESTE

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

TESTE

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

TESTE

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

TESTE

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

TESTE

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

teste 19.25