terça-feira, 28 de outubro de 2008

SAPATEIRO E POETA



FIGURAS TÍPICAS E HOMENS DE GRANDE VALOR

JOAQUIM COELHO AFONSO

POETA DA CAMPINA QUE VIVEU EM S. BRÁS DE ALPORTEL



Foi em S. Brás de Alportel que frequentou a escola primária e viveu aqui muitos anos.


QUEM SOU


Foi no sítio do Areeiro
Freguesia de S. Clemente
Nasceu o Quim Sapateiro
Filho de humilde gente

Fui o Quim do Sapateiro
Té me chamaram Nim
Qualquer dia a tempo inteiro
Passo a ser o Ti Jôquim

Fui o Quim do sapateiro
Na Campina ali criado
Prós amigos verdadeiro
E por muitos maltratado.

Tiro retratos à toa
Sou fotógrafo infeliz
Rectractando meu País
Por muito que isso me doa

Sou neto de quem pediu
Esmola com humildade
E filho de quem serviu
Esta podre sociedade.

Sou raiva de uma mistura
De muita dor concentrada
Aquele que sempre procura
Razões às vezes por nada.

Sou quem as tenho cravadas
As facas da sociedade
Ficaram na alma espetadas
E na garganta a verdade

Jogavas bola calçado
Contra mim que era descalço
Desde pequeno pisado
No teu jogo sujo e falso

Minha terra, ó minha terra
A minha terra qual é?
Sou passarinho da serra
Lá das bandas de Loulé


(continua )

publicação de
JBS

Sem comentários: