quinta-feira, 9 de outubro de 2008

UM PROFESSOR COSTELETA

MESTRE FONÉTICA, ou o Dr. REBELO DA SILVA

Estávamos em 54/55, no 1º ano do Curso Geral do Comércio com as vedetas todas do meu tempo.

O mais credenciado é hoje o Herlander Estrela que foi secretário de Estado das Finanças pelo PS.

O Araújo e o João Cabrita Sancho, de Estoi, que foi enfermeiro na Suíça e já morreu, andavam sempre à porrada. Uma vez encontrámo-lo no restaurante Índia, no Calhariz, em frente `a Caixa Geral de DEPÓSITOS, em LISBOA, estava eu e o António Viegas do Sítio da Areia, que perguntou ao Sancho. Sancho estás na Suíça? O Sancho dá uma gritada tal que emudeceu Lisboa. Disse o Sancho, ouíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

O Sancho e o Sotero, o irmão, que andava um ano á minha frente lá na Escola, iam para ao pé da cantina do Sr. Viegas e mantinham um diálogo mais ou menos assim, Sotura vien cá e dizia o João, fazer quê Sotura. Era mais ou menos assim.

Quem conheceu bem isto foi o Zé Pereira, hoje enfermeiro, que um dia apareceu na Escola com um par de cornos na cabeça. Que será feito dele? O Sotura morreu, foi meu colega na TAP.

Hei-de dar aí umas dicas sobre esta turma que tinha uma malta gira. O Joaquim Teixeira sabe disso que ele estava lá.

PROFESSORES,

Entre eles o Dr. REBELO DA SILVA, o FONÉTICA, porque andava sempre a chatear a malta com a leitura das palavras em inglês por essa via Parece-me que foi o Zé Vitorino, que lhe pôs a alcunha.

Apanhava-mos faltas todos os dias porque pedíamos ao prof. para ir à rua e o mestre desconfiava. Escusado será dizer que não aprendi nada de inglês.

Eu e o Mestre Rebelo, olha que dois.

No quarto ano é que foi giro. Mestre Rebelo mais o Macedo, os Fialhos, Zé Contreiras, Justo Sousa, Zé Eusébio, Alex, Jorge Valente dos Santos, Sabú, Óscar de QUARTEIRA, Romualdo CAVACO, e o Edménio mais a pistola preta.

Lembras-te ROMUALDO? Conta aí.

Do Jorge Barata.... nada.... se o vires dá-lhe um abraço do parente João. OK.

Publicação de
JOÃO BRITO SOUSA

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Noite,

Estes textos recordando o vosso/nosso passado estudantil, lêem-se com grande alegria, já que os termos utilizados com a mestria do JBSousa, ajudam-nos com alguma facilidade a recordar os velhos tempos da Escola e, por vezes, um ou outro episódio que os anos já passados quase apagaram da nossa memória.
Ao ler estas crónicas, recuamos no tempo e vivemos momentos de boa disposição, tal a beleza da sua construção !!!

Gostei.Obrigado JSBousa

Cumprimentos

AGabadinho