quinta-feira, 6 de novembro de 2008

AINDA GAGO COUTINHO



Amigo Brito Sousa



Uma vez que o tema continua em debate, eis alguns apontamentos recolhidos:


1 - Avô paterno de Gago Coutinho / Manuel Viegas Gago, natural de São Brás de Alportel, foi cabo de esquadra do regimento de artilharia de Faro

2 - Avó paterna de Gago Coutinho / Maria do Carmo, natural de Faro.

a) Os Padrinhos deste casamento foram: Capitão José da Fonseca Calhau e José Correia Belles

b) Deste casamento, nasceu por volta de 1834, o pai de Gago Coutinho, José Viegas Gago o qual casou com Fortunata Maria, na freguesia da Sé, em Faro, em 6-7-1867, tinha ele 33 e ela 32 anos respectivamente, conforme referido no registo de casamento.

c) Os pais de Gago Coutinho eram naturais de Faro. No registo de casamento destes, refere haver laços de parentesco em 2 grau de consanguinidade. O pároco, no registo de baptismo de Gago Coutinho, designa o pai de Gago Coutinho como José Viegas Gago Coutinho e a sua mãe como Fortunata Maria Coutinho. Os padrinhos são Ângelo Joaquim José da Silva e a sua mulher Joaquina da Ressurreição, ambos moradores na mesma casa dos pais de Gago Coutinho, ou seja Calçada da Ajuda, 5 em Lisboa, local onde a Câmara Municipal de lisboa descerrou uma placa.

d) - Avô materno de Gago Coutinho / Pedro da Cruz, natural de Faro e irmão de Maria do Carmo da Cruz

e) - Avó materna de Gago Coutinho / Fortunata Maria.O pai de Gago Coutinho era marítimo, conforme é referido no registo de casamento dos mesmos e no baptismo de Gago Coutinho, e foi sargento de mar e guerra até 1873, tendo servido na nau "Vasco da Gama" e na fragata "D. Fernando", passando longo tempo no mar, não tendo comparecido no seu casamento, em 1867, fazendo-se representar, pois estava no mar.Gago Coutinho não casou e não se conhecem descendentes seus. Nas anotações da folha do registo de baptismo, não refere nenhum laço matrimonial, mas apenas o seu nome completo e a data do seu óbito.Os avós paternos de Gago Coutinho eram livreiros em FaroOs avós maternos de Gago Coutinho eram padeiros em faroFinalmente, o registo de baptismo de Carlos Viegas GAGO COUTINHO, indica o seu local de nascimento em Calçada da Ajuda nº 5, na freguesia de Santa Maria de Belém em Lisboa.

f) Pelos elementos acima descritos, e salvo melhor opinião, o Almirante GAGO COUTINHO ,não tendo eventualmente nascido em Lisboa, teria por razões óbvias nascido em Faro e não em São Brás de Alportel.Com os meus melhores cumprimentos

Pompílio Rombinha

MUITO OBRIGADO AO POMPÍLIO ROMBINHA PELA INVESTIGAÇÃO.

Numa olhadela rápida parece-me haver identificação nos dados obtidos. Seria interessante, penso, o senhor SEBASTIÃO CHAVECA e o costeleta POMPÍLIO encontrarem-se aí em FARO, no Aliança e afinarem a coisa Vou falar nisso ao senhor Sebastião.

Do livro do senhor SEBASTIÃO CHAVECA, pode ler-se na página 232....

Alguns livros dizem que os Viegas Gago são oriundos de Faro e, outros dizem que a sua origem é do Alentejo e que, motivado a vários anos de fraca produção de cereais, viram-se obrigados a vir morar para Faro.
Mas o autor Sebastião Chaveca é detentor de certidões que comprovam que a sua origem é do sítio da Mesquita, freguesia de S. Brás de Alportel, desenvolvendo substancial estudo sobre o assunto.

A investigação continua.

Publicação de
João Brito Sousa

Sem comentários: