quinta-feira, 6 de novembro de 2008

BOM DIA AMIGO!

João Brito Sousa
................................................................................................
“Quando o jornal me che­ga às mãos, por volta das onze horas da manhã de to­das as quintas feiras, sorrio para ele e cumprimento-o, dizendo-lhe: - bom dia ami­go. Efectivamente entende­mo-nos bem; ele dá-me notícias da minha província e um recanto dele para, de quinze em quinze dias mais ou menos, levar à província notícias minhas e é assim que funcionamos.
Neste último número, que tenho à minha frente enquanto escrevo, vem, no canto inferior esquerdo da primeira página, a notícia que Boliqueime tem duas vice-campeãs do Mundo, a Maria e a Adriana, que obti­veram esse título, na quali­dade de atletas internacionais de hoquéi em patins, no campeonato do Mundo que disputaram no Japão.
Fiquei feliz por isso, mas sei que não tenho dentro de mim a noção exacta do que é ser de Boliqueime e ser vice campeão do mundo, porque nunca fui nada disso e por­que Boliqueime, para mim, continua a ser aquela terra de quase nada, onde eu ia aos domingos à noite aos bailes da Sociedade Recrea­tiva local, como convidado pagante, claro, do Presiden­te Palminha.
Boliqueime para mim, que pouco passo por lá, con­tinua a ser a terra com a fei­ra anual e a terra dos meus colegas de Escola, o Aníbal e o Rogério Cavaco Silva, o Teófilo Carapeto Dias, o José Vitorino Pedro Rodri­gues, o Leonel, a Maria José Pedro e os Barrigas, o Car­los e o Fernando e sobretu­do, do Pai destes últimos dois rapazes, o Mestre Vi­cente ferrador, um homem de coração enorme, bem dis­posto e companheiro.
........................................................................................................
”IN JORNAL A AVESINHA DE 6 DE NOVEMBRO DE 2008


Quando li esta crónica tive, imediatamente, o desejo de transcrever na íntegra, esta passagem da sua crónica quinzenal e, este desejo prende-se ao facto dos meus maiores serem da região de Boliqueime e, de certa forma, que me desculpe o João, fazer o seguinte reparo. Mestre Olívio Adrião também é de Boliqueime. Ele vive em Boliqueime. Ainda não há muito tempo fomos, elementos da Direcção da nossa Associação, visitar uma exposição de trabalhos seus em Boliqueime. Sem querer ser crítico, aqui fica o reparo

Rogério Coelho

Sem comentários: