sábado, 1 de novembro de 2008

HOMENAGEM À FUZETA E À COSTELETA

MARIA JOSÉ FRAQUEZA, NA COMPANHIA DE AMIGOS E POETAS






































MARIA JOSÉ FRAQUEZA

QUE EM TROCA DE CORRESPONDÊNCIA COMIGO


"Acontece que tenho uma actividade tão intensa que não tenho tempo para tudo o que desejaria fazer e faço o bastante para me descuidar como dona de casa. A "malfadada" escrita que faço, rouba-me horas e horas de sono.
Acabei de lançar um livro de Contos do Meu Encanto (com 250 páginas de contos, muitos deles premiados) foi a cerimónia, no Governo Civil de Faro como sabe,

e os amigos costeletas podiam-se contar pelos dedos, os que lá estavam.

Todavia, a sala encheu-se de amigos diversos. Estou a preparar um novo livro de poesia - Vogando no Espaço - constituido por poemas livres. Vai ser o meu 16º livro. Igualmente estou a preparar a Monografia da Fuseta que me dá muito trabalho. Isto tudo para lhe dizer, que poderei de facto colaborar dentro destas limitações e não refiro tudo.
O seu texto sobre as Mulheres é lindíssimo. Escreve com clareza e muito sentimento. Gosto muito de tudo o que escreve e concordo com a sua maneira de pensar sobre o assunto.
Agora estou envolvida na preparação da minha casa museu que vai ser inaugurada no dia 15 de Novembro - é a casa onde nasci e vivi até casar.

Vamos ver se desta os meus amigos costeletas não me abandonam. Não sou escritora de vulto, mas honro a minha terra dignamente e sou amiga de verdade, fui muitos anos secretária da assembleia dos costeletas e deixei o cargo precisamente porque as minhas actividades culturais não permitiam o que acontece também com alguns eventos. Em muitas festas eu cantava sempre um Hino de Despedida feito por mim e que cantei na festa dos finalistas, tinha eu 16 anos. Era assim a letra

ADEUS ESCOLA

Adeus, escola querida
Do meu berço de criança
Vives em mim toda a vida
Levo de ti a lembrança!

Levo no peito a Saudade
No coração levo a dor
Viverei na Eternidade
Sem esquecer este Amor!

REFRÃO

Adeus... sempre em mim
Hás-de viver!
Adeus, adeus...
Jamais te hei-de esquecer
Adeus, Adeus
Como é triste a despedida
Adeus, adeus...
Adeus, Escola Querida!

Está na hora da partida
Adeus escola branquinha
Nunca serás esquecida
Mesmo quando eu for velhinha.

Foi em ti que eu vivi
Durante parte da vida
Só agora é que eu senti
O que me custa a partida.

REFRÃO


Tu minha escola adorada
Ó quem me dera levar-te
Ó minha doce morada
Nem sequer posso abraçar-te!

Ao despedir-se de ti,
Ai quem saudades não tem...
Ó escola onde aprendi
A viver e a ser Alguém!

Deixo um convite que anuncia o evento.
Peço desculpa dalguma coisa que tenha dito a mais, mas eu sou frontal.
Um grande abraço meu grande amigo costeleta.

Maria José Fraqueza

HOMENAGEM à costeleta MARIA JOSÉ FRAQUEZA


COM RESTAURANTE, FAVOR CONTACTAR

Conforme o noticiado, e por iniciativa da ASORGAL – Órgãos da Comunicação Social do Algarve, vai ter lugar no próximo dia 15 de Novembro – Sábado, de acordo com o seguinte programa:

- 09 horas – Missa de Acção de Graças na Igreja Paroquial da Fuseta;
- 10 horas – Sessão solene no Cinema Topázio na Fuseta;
- 12,h 30 - Bênção e Inauguração da Casa Museu Maria José Fraqueza;
- 13 horas - Almoço Convívio no Restaurante “Angélica” seguido de Animação Musical com artistas fusetenses, dirigidos pelo famoso cantor Domingos Caetano, representando a Associação Cultural Fusetense.

COMISSÃO DE HONRA:

Fazem parte da respectiva Comissão de Honra as seguintes entidades:
- Dra. Isilda Gomes – Governadora Civil de Faro.
- Sr. António Marques - Presidente da ASORGAL
- Verº Padre José Alberto Teixeira
- Verº Padre Dr. Júlio Tropa Mendes
- Enº Francisco Leal – Presidente da Câmara Municipal de Olhão
- Dr. António Pina – Presidente da Assembleia Municipal de Olhão
- Prof. Doutor. Vilhena Mesquita – Presidente da AJEA
- Dr. Gonçalo Couceiro – Director Regional da Cultura do Algarve
- Dr. Domingos da Cunha Ferreira Grilo – Director Regional de Educação do Algarve
- Sr. Carlos Soares – Presidente da Freguesia da Fuseta
- Dr. João Manuel Pires Manita – Presidente do Conselho Directivo da Escola João Lúcio
- Presidente do Conselho Directivo da Escola Tomás Cabreira
- Dr. João Barroso da Fonte – Do Jornal Poetas & Trovadores – Guimarães
- Dr. Jorge Ferro Rosa – Escola Secundária de Vila Real Santo António
- Dra. Mariana Fernandes – Elos Clube de Faro
- Sr. Francisco Cardoso - Presidente da Direcção do Sport Lisboa e Fuseta
- Sr. Domingos Caetano - Presidente da Associação Cultural Fusetense
- Sr. José Miguel Figueira – Assembleia Municipal da Freguesia de Fuseta
- Dr. José Luís Guedes de Campos - Vice Presidente Continental para a Europa
- Dra. Dina Lapa de Campos - Presidente da Direcção do Elos Cube de Faro
- Sr. Joaquim Teixeira - Presidente da Freguesia da Sé - Faro
- Sra. Gisela Alves Sinfrónio – Presidente da Direcção do Clube de Simpatia
- Sr. Adérito Escolástico Gaspar
- Profª Catarina Gaspar
- Artista Luís Guilherme cantor e compositor olhanense.

PUBLICAÇÃO DE
joão brito sousa

Sem comentários: