sábado, 27 de dezembro de 2008

DOIS PONTOS


1 - OBRIGADO JORECA

Porque me mandaste “um filme” sobre a cidade de FARO, A NOSSA CIDADE. Foi lindo Jorge. Podia ter sido outra coisa, como, por exemplo,

Os polícias de trânsito que estavam à entrada da cidade, que obrigavam os camionistas, com peso a mais, a passar pela estrada que vai do Patacão ao Chelote, para fugir À BALANÇA. Lembras-te? Eram o Monteiro, o Marinhas e um outro

Podia ser um estabelecimento dum ferrador, que colocava ferraduras nos cavalos, mulas e machos, e que se situava, perto desse posto da POLÍCIA, O ferrador era calvo e vestia calças de ganga com suspensórios e uma camisa às riscas, encarnada.

Podia ser a casa da palma, havia ali ao lado da estalagem um tipo alto e seco que vendia isso, palma, para se fazer a emprêta para as golpelhas lá do campesinato.

Podia ser a casa do nosso explicador, o Jorge Primitivo, irmão do Teófilo João Luísa Primitivo. Andaram lá o Alberto Rocha, o Jorge Tavares, o Conde de Salir, o Zé Vitorino, o Zé Maria, o Lourinho, eu o Vieguinhas de Pechão e tantos otros....

Falta aqui muita coisa Joreca.

Depois digo mais.

Texto de
João Brito Sousa


2 - UMA CARTA A UM COSTELETA

Para o
FRANCISCO GABRIEL CARVALHO CABRITA. .

S. Bras de Alportel ou CLIFORNIA, ou homem do mundo.


Meu velho,

Como eu gostei de te ver no almoço da nossa Escola, meu amigo. O João Bica ficou de ver se conseguia arranjar a caderneta desse primeiro ano para nós trazermos o maior número possível dos alunos dessa turma.

Até veio o Reinaldo Neto, que me deu uma enorme alegria. Falta o João dos Santos e o Zé Pedro Soares.

O João António Sares Reis de Cacela terá de vir, tenho o telefone dele, já falei com o Jorge Amado, diz que vem, o Joaquim Cruz já lhe disse, vamos buscar o Celinho para chefiara turma, o Humberto Gomes é o Coordenador e o Vieguinhas é vendedor e o Herlander Estrela dará a aula. O tema é “A AMIZADE.”. E começará assim,

A nossa geração está de parabéns, estamos todos já reformados, é altura de nós próprios reclamarmos o título de vencedores....

E mais coisas.....

Um abraço para ti do

JOÃO M B SOUSA

1 comentário:

Anónimo disse...

FROM WASHINGTON

João, o policia "Marinhas"....nao era Marinhas,nao me recordo de momento do nome proprio dele....era sim casado com a filha do Manuel Marinhas...Aquela que esteve noiva do Manuel do Vale que tinha aquele armazem de negocio em frente ao Zezinho policia ao fim da estrada da senhora da saude....o sujeito morreu e ela passado pouco tempo casou com o dito policia de transito....

O terceiro,sabia o nome dele mas so' me recordo que era conhecido pelo "Magrinho"...era da Luz de Tavira e uma vez extinta a PVT tornou-se amigo de todos aqueles que perseguia enquanto no activo.

Ainda convivi com ele quando estive estabelecido....tornou-se agricultor das terras herdadas do pai.
Um abraco por agora

DCS