sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

NOTÍCIAS DO COSTELETA JOÃO LEAL

João Leal


Eng. António Cavaco Silva, um «costeleta» e pintor de mérito
Foi em 2002, que o Eng. Electrotécnico António Cavaco Silva, realizou a primeira exposição dos trabalhos de pintura, fazendo-o em Lisboa, na sede da Ordem dos Engenheiros.
De então para cá tem vindo a conhecer assinalados êxitos em todas as mostras em que participou ( cinco individuais e duas colectivas), das quais três tiveram como objectivo o apoio a instituições humanitárias. Ainda recentemente o nosso Colega - Artista ofereceu um trabalho da sua autoria, uma aguarela sobre papel intitulada «Declive no terreno», para ser leiloada, com uma base de licitação de 900 euros, a favor da Delegação do Algarve da SPEM (Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla), presidida por outra distinguida costeleta, Maria de Jesus Bispo, no decurso da Gala que se efectuou no Casino de Vilamoura.
Curioso referir que ainda aluno da então Escola Industrial e Comercial de Faro, a actual Tomás Cabreira, este auto-didacta, ganhou em 1960, o prémio pelo trabalho «D. Nuno Álvares Pereira e o Alentejo», no certame organizado pela Escola Industrial e Comercial de Évora e foi, em 1961, premiado no concurso «O Natal visto pelas crianças», organizado pelo «Diário de Notícias».
Conforme foi assinalado sobre a obra artística de António Cavaco Silva «são as memórias dum olhar que estão reflectidas nos seus trabalhos».
Natural de Boliqueime é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e irmão dessa outra referência da nossa escola que é o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.




Mário Zambujal em conferências no Algarve
o costeleta insigne e consagrado escritor e jornalista Mário Zambujal depois da sua intervenção na sessão inaugural das comemorações dos 120 anos da Escola Tomás Cabreira tem realizado diversas conferências em localidade algarvias.
Este nosso estimado Colega, no âmbito do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Loulé, esteve recentemente «conversando», à sua singular e cativante maneira, com professores e alunos das Escolas: Secundária de Loulé e EB 2,3 Padre Cabanita, bem como no Clube de Leitura do primeiro destes estabelecimentos da cidade louletana, tal como na Escola Secundária Dra. Laura Ayres, em Quarteira.


João Leal



Colocado por Rogério Coelho

Sem comentários: