quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

UMA IDEIA DO COSTELETA JOÃO LEAL

João Leal


NA BIBLIOTECA De TOMÁS CABREIRA
UMA ESTANTE DE «AUTORES COSTELETAS»

É, felizmente, de grande índice de produtividade, a permanente edição de livros cujos autores são antigos alunos da Escola Tomás Cabreira, quer tenham uma consonância nacional, como acontece no caso dos consagrados Casimiro de Brito, Mário Zambujal e outros, como numa abrangência de âmbito regional.
Neste Boletim da nossa Associação, um forte elo a concretizar os propósitos de «Vitalidade, Fraternidade, Solidariedade», raro é o número em que não temos o grato ensejo de ler novas obras de autores que partilham connosco este honroso e honrado título de haverem sido «costeletas».
Seja em poesia ou prosa, nas diversas variantes que os géneros comportam, eles identificam a par do valor intelectual e criativo dos seus autores, o facto dos mesmos haverem recebido uma formação académica nesta Escola e a dedicação profissional e competência didáctico - pedagógica dos seus sempre lembrados Professores.
Esta profícua actividade editorial fez-nos ocorrer a ideia de ser criada na Biblioteca da Tomás Cabreira uma secção exclusivamente dedicada a obra de antigos alunos, mediante a oferta dos livros da autoria dos costeletas ou, no caso de omissão, adquiridos pela Direcção da Associação. Depois para não serem apenas peças da Biblioteca a Escola podia promover, no âmbito das aulas da Língua Materna / Português uma semana dedicada a esses mesmos autores.
A ideia aqui fica ....


João Leal


Colocado por Rogério Coelho

Sem comentários: