segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

39ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA 2009


António Isidoro Viegas Cavaco


Transcrevemos na íntegra o conteúdo do correio electrónico recebido da Maria José Fraqueza
Estimado Amigo Costeleta Rogerio

Estou enviando em anexo um Regulamento dos Jogos Florais Internacionais da Fuseta que decorrem há mais de 40 anos. O nosso saudoso colega Honorato Ricardo quando eu regressei à Fuseta, passou-me a organização destes Jogos que são os mais antigos do país em rotatividade permanente durante 39 anos, 25 dos quais eu organizo e dei-lhes uma dimensão internacional tendo homenageado através deles poetas do concelho e do Algarve entre os quais destaco o Dr. Joaquim Magalhães que enquanto viveu foi sempre elemento do júri. A seu lado trabalhei durante 15 anos.
O motivo porque envio este Regulamento é porque descobri que o nosso homenageado é costeleta e porque também há muitos poetas costeletas que poderão participar nos jogos florais. A Maria Romana é também uma concorrente destes Jogos há alguns anos, nos quais tem sido premiada.

Com um abraço

A Amiga de sempre

Maria José Fraqueza


39ºs. JOGOS FLORAIS INTERNACIONAIS DE
NOSSA SENHORA DO CARMO - FUSETA 2009

ORGANIZAÇÃO

- A organização destes Jogos Florais cabem à Secção Cultural do Sport Lisboa e Fuseta sob a orientação da sua Directora e à Casa Museu Profª Maria José Fraqueza.
Há mais de vinte anos consecutivos que a Directora do Certame, vem realizando e dinamizando este concurso literário e homenageando através destes, os poetas mais destacados do seu concelho e do seu Algarve.
Sendo seu objectivo, para além do já realizado, homenagear também os poetas algarvios que mais se destacaram nestes Jogos Florais – concorrentes assíduos e em vida destes, porque merecem todo o nosso apreço e carinho. Igualmente procurar enaltecer todos quanto têm colaborado em Portugal e além fronteiras.
Assim sendo, este ano, a escolha recaiu no poetas algarvio, natural de Salir
– ISIDORO CAVACO – considerando o elevado número de prémios por ele obtidos nestes Jogos Florais e pela qualidade do seu trabalho, pela assiduidade permanente com que tem marcado a sua presença, igualmente reconhecido em outros concursos, não só em Portugal como no Brasil, sendo já um destacado poeta algarvio com alguns livros publicados onde revela o seu grande valor.
Isidoro Cavaco - é um exemplo dos poetas que se escrevem com H maiúsculo, não só pelo seu valor da sua poesia, como pelo seu carácter de homem integro, bom companheiro, amigo dedicado.

A Directora Cultural
Profª Maria José Fraqueza

REGULAMENTO

1 – ADMISSÃO

1.1 - O concurso está aberto a todos os poetas nacionais e estrangeiros, desde que se exprimam em língua portuguesa, espanhola ou italiana.
1.2 - Podem concorrer em dois níveis etários (quer sejam jovens ou seniores) mas deverão indicar a idade no exterior do envelope, juntamente com o pseudónimo.

2 - Os trabalhos devem ser inéditos e respeitar
as regras da poesia, nas variantes seguintes:

2.1 – Quadra Popular – tema livre

2.2 -Poesia Lírica (não se admitem sonetos)

Tema: “Enquanto a noite dorme nascem rosas”



(Isidoro Cavaco )

2.3. – SONETO – subordinado ao tema:

“És a Deusa que em versos sempre canto”



(Isidoro Cavaco )

2.4. – Glosando em Quadra ( poesia obrigada a mote ):
Mote:
“Poesia é chama ardente,
É doce, meiga e dorida,
Crepita dentro da gente,
E ateia a chama da vida!,”

(Isidoro Cavaco)


3 – PROSA – Conto ou texto subordinado ao tema:
“HOMENS DE TALENTO”

O texto não deverá exceder 2 páginas. A Apresentação estética deverá ser feita em papel formato A/4 . tipo de letra “Times New Roman” espaço 2, tamanho: 12.

4 – CALENDÁRIO

4.1 - Recepção dos trabalhos - até ao dia 15 de Maio de 2009, carimbo dos correios. A data da Sessão de Entrega dos Prémios, deverá ser levada a efeito no dia 18 de Julho, no decorrer das Festas da Padroeira.

5. – ENVIO DOS TRABALHOS

5.1 - Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados pelo correio, sem indicação do remetente, para a seguinte morada:

SECÇÃO CULTURAL SPORT LISBOA E FUSETA
39ºs.Jogos Florais Internacionais de
Nossa.Senhora.do Carmo
A/c Profª Maria José Fraqueza
APARTADO 71
8700 – 908 FUSETA – ALGARVE – PORTUGAL


Para informações complementares:
Telefone: 289 793286
Ou
Mail: zezinhafraqueza@netcabo.pt


5.2 – Variantes: Deverão os trabalhos das modalidades – Lírica, Soneto e Glosa em quadra e Prosa - serem acompanhado de um envelope fechado, contendo no exterior o pseudónimo e a variante a que respeita e no interior a identificação, idade, nome completo e a morada do concorrente. Os concorrentes, deverão indicar o escalão a que pertencem no exterior do respectivo envelope.
5.3 – O número de trabalhos a apresentar será de dois para as quadras populares ( em envelope separadas) e apenas um trabalho, em triplicado, para as outras variantes.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

- Apenas os concorrentes premiados serão
avisados por escrito;
- Os trabalhos não premiados serão destruídos, conservando o autor os seus direitos;
- Os concorrentes premiados deverão nomear em caso de não comparência, um seu representante;
- As despesas do correio para envio aos premiados, serão suportadas pelos mesmos, em caso de não comparência.
- A classificação dos trabalhos será da competência dos elementos do júri que será constituído por pessoas competentes de cujas decisões não há recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalho não inédito, devidamente comprovado.
- Qualquer omissão neste Regulamento ou situação imprevista, será resolvida pela Directora Cultural do Clube e Presidente do Júri.

A Secção Cultural
do Sport Lisboa e Fuseta
MINI-BIOGRAFIA DE ISIDORO CAVACO
ANTÓNIO ISIDORO VIEGAS CAVACO, nasceu em Salir (concelho de Loulé) a 6 de Dezembro de 1935. Iniciou-se na Poesia em 1996, e desde então, passou a concorrer com assiduidade a jogos florais e concursos literários, nomeadamente: na Fuseta, onde tem alcançado inúmeros prémios. Tendo sido um destacado concorrente deste certame literário, merece a nossa gratidão e a presente Homenagem pelo prestigio que já alcançou, cuja acção vai além fronteiras.
Colaborador assíduo em rádios locais, colabora activamente em encontros de poetas, em colectâneas, antologias e em diversos jornais. Sócio da Academia Portuguesa de Poetas e do Mensageiro da Poesia.. Sócio fundador da Academia Antero Nobre e da Casa de Cultura Adolfo Macedo, tendo recebido em 1999 - o título de Poeta Trovador do Século XX, atribuído pela Casa do Mestre – Magé - Brasil. Igualmente em 1999 foi premiado no III Concurso da Cidade de Magé – Rio Janeiro – recebendo o prémio do melhor Soneto – concurso onde eu fui honrosamente membro do Júri e poderei comprová-lo.
O seu primeiro livro “Entre o Barrocal e a Serra”, merece os maiores elogios pelo seu amor à terra que o viu nascer e pela excelente qualidade dos seus poemas. Seguiram-se outras obras de destacado valor literário: Sonho e Realidade – Tradicionais – Piadas – Pétalas Douradas – Reflexos da Vida – Ao Sabor da Fantasia – e tantos outros que se seguirão
Alguns dos seus Poemas figuram também em antologias brasileiras. O nosso homenageado é também Costeleta..
A Directora do Certame
APOIOS: Governo Civil do Distrito – Câmara M.Olhão
Junta de Freguesia.Fuseta – Caixa Cred. Agricola

39ºs. Jogos Florais Internacionais
de Nossa Senhora do Carmo
SECÇÃO CULTURAL DO
SPORT LISBOA E FUSETA

Homenagem a

António Isidoro Viegas Cavaco
Fuseta - 2009




Recebido e colocado por Rogério Coelho

Sem comentários: