sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PAIXÃO E GABADINHO CANELAS


DÁ CÁ UM ABRAÇO Ó CANELAS

Uma história do Zé Paixão.

Nutro pelo Paixão uma enorme simpatia e respeito, porque o Zé foi meu prof. naquela coisa da Mocidade Portuguesa aos sábados à tarde. Foi sempre um amigo e um senhor. E um bom homem.

Vi e li no “O COSTELETA” de Setembro de 2008, aquela cena da chegada das máquinas e acho que a história é gira e merece aparecer aqui no blogue. Ora vamos lá..

Era o dia da chegada das máquinas e a malta, os alunos do Mestre Guerreiro do 3º ano do Curso de Carpintaria estava lá toda.

Eram:

ZÉ PINTO FARIA de Santa Bárbara de Nexe, 76 anos, Engenheiro de Electrotecnia e Maquinas, campeão nacional de Judo, defesa central ou defesa esquerdo quer na equipa da Escola quer na equipa de Juniores do Farense.

ESTANCO ..... J. ROQUE.... ZÉ PAIXÃO, VARGAS, falecido, CHICO PIRES,
Sportinguista e da Husqwarna, PLÁCIDO ... HONRADO, VENTURA GABADINHO CANELAS , TOMÉ.... , FAZENDA .. ,CAVACO ... PANITO...

E anda os alunos escuteiros JOÃO LEAL, J. TEIXEIRA, GRAVANITA, JOÃO SEBASTIANA, JOSÉ LUÍS, CANHITA, CANELAS, FERNANDO SOUSA, ZE QURINO,CASINHA, ALBERTO E JOÃO SANTOS

O senhor Director estava, estavam Professores e todos os Mestres. Chegaram as máquinas, coisa que muitos dos alunos nunca tinha visto nem fazia ideia do que era uma freza, um torno ou uma serra mecânica.

O Paixão ficou no grupo da serra eléctrica e mais tarde entrou no grupo do torno de madeira.. Decorria tudo normalmente, até que repentinamente, o ensaio teve de ser interrompido para averiguar donde vinham e qual a razão de uns ruídos estranhos e irritantes que soavam de todos os lados

Um dos técnicos de apoio que foram levar a máquina disse: A máquina precisa de ser oleada, o GABADNHO CANELAS disse, ZÉ PAIXÃO, falta saliva na correia e o Paixão encheu peito de ar e lá vai disto. E foi de tal maneira que o material do Zé foi metade para a correia e metade para o casaco do Canelas..

Avança o Mestre Olívio, e diz, Zé Paixão, a correia deixou de chiar mas o casaco do Canelas aumentou de peso Vá lá pedir desculpas ao Canelas, ó menino ZÉ.

E LOGO O Paixão, DÁ CÁ UM ABRAÇO Ó CANELAS!....

Adaptação de
João Brito Sousa

Sem comentários: