quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

AS ESCOLAS PRIMÁRIAS



AS ESCOLAS PRIMÁRIAS
por JORGE TAVARES


Numa primeira abordagem falo da Escola Primária situada na Rua Serpa Pinto, e por esse motivo denominada então por "Escola Primária Serpa Pinto". Esta rua tem o seu início no Largo de São Sebastião (onde está instalado o Quartel da Guarda Nacional Republicana) e desemboca no Largo de São Pedro. Nessa escola frequentei a primeira e segunda classes, era seu director o Professor Ferradeira - homem austero, a quem nós classificávamos de "mau", pelo pavor que nos provocava.

Para aclarar as nossas memórias, lembro que o filho do professor ainda é vivo e foi durante muitos anos funcionário do antigo BPA, em Faro. Esta escola foi, mais tarde, desactivada e passou a Casa de Protecção das Raparigas. Ainda existe esse edifício.

A minha segunda escolha vai para a Escola Primária do Alto-Rodes: Situava-se inicialmente na Rua do Alportel, em frente do Café Carminho, local onde hoje está instalada uma casa de fornecimento e montagem de pneus. Frequentei nessa escola a terceira classe, era sua directora a esposa do primeiro dentista da cidade - Dr. Carlos Silva (sobrinho).
Quando foi desactivada, instalou-se nesse local uma barbearia denominada "Fernando Barbeiro". O seu proprietário, além de especialista na matéria, era um "filósofo" popular e interessantíssimo, pelo seu saber. Entretanto, o Estado Novo tinha dado início à construção de escolas primárias, que fazendo justiça às boas técnicas de marketing, denominou exactamente de "Escolas Primárias do Estado Novo".

A terceira escolha vai para a Escola Primária do Carmo: Nova escola que inaugurei com os exames da terceira classe. Esta escola, como o nome indica, situava-se e ainda se situa no Largo do Carmo .

A quarta - Escola de São Luis - foi igualmente denominada "Escola Primária do Estado Novo", tendo obtido anos mais tarde a actual denominação. Situada na antiga Rua Estrema ( hoje Rua João de Deus ), na sua confluência com a Rua Mouzinho de Albuquerque (nesta rua esteve instalado durante décadas o São Luis Parque, de saudosa memória dos nossos bailes de finalistas).

Frequentei nesta escola a quarta classe e nela fiz os respectivos exames, bem como o de admissão. Lamentavelmente, não recordo o nome da professora, embora saiba onde morava, pois essa casa ainda existe.

As abordagens seguintes vão para as outras escolas, que embora não tivesse frequentado, muitos "costeletas" farenses por lá passaram:

A Escola Primária do Bom João, que se situava na Rua Ataíde de Oliveira , quase na desembocadura com a Rua José de Matos (vulgo Rua do Bom João) e que tinha a particularidade de nas suas traseiras ter um campo de basquetebol ( o acesso era feito por um beco, justamente ao lado da escola), por onde passaram os melhores jogadores do Algarve, alguns nivelando ao melhor que havia em Portugal. Já não existe esse edificio. Deu lugar a casas de habitação.

A Escola da Sé, situada no Largo que lhe deu o nome, e paredes meias com a Escola do Magistério Primário, na qual todos os nossos "costeletas" professores adquiriram a sua formatura. Como particularidade desta, lembrarei que a grande maioria dos alunos do Magistério Primário faziam o seu estágio na Escola da Sé, iniciando dessa forma, a ligação entre os novos e os antigos "

colocação de
João Brito Sousa

PS- Este artigo de Jorge Tavares, um relato fiel das escolas primárias da cidade tema que me é particularmente afectuoso, sofreu alguns problemas de colocação. Aconteceu ... mas cremos que conseguimos resolver o problema e apresentar a estrutura do artigo como o tema e também o autor, merecem.

ab.
JBS

Sem comentários: